Quilombo do Piolho, Teresa de Benguela e Teatro Negro

Autores

  • Luciano Cachimbo Coletivo Cênico Centelha
  • Renata Kabilaewatala Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Quilombo Quariterê, Teatro Negro, Teresa Benguela

Resumo

Considerando a importância do Teatro Negro como uma linguagem teatral própria, buscou-se no plano de trabalho “QUILOMBO DO PIOLHO, TERESA DE BENGUELA E TEATRO NEGRO”, desenvolvido no âmbito da iniciação científica (PIBIC/CNPq/UFG, de jul/2019 a set/2020), investigar uma construção cênica na linguagem em questão, compreendendo seus princípios estéticos e políticos, utilizando como pré-texto a história do Quilombo do Piolho, também conhecido como Quariterê e a figura lendária de Teresa de Benguela. Neste artigo, pretendemos apresentar alguns elementos do movimento de um estudante de Direção de Arte (UFG) ao encontro do Teatro Negro, perpassando por reconhecer iniciativas correlatas e atuantes na cidade de Goiânia, bem como a reflexão de sua própria prática, assinalada no contexto artístico-acadêmico.

Biografia do Autor

Luciano Cachimbo, Coletivo Cênico Centelha

Luciano Ferreira de Souza Cachimbo, bacharel em Direção de Arte pela Escola de Música e Artes Cênicas, da Universidade Federal de Goiás, ator, encenador e autor no Coletivo Cênico Centelha - GO e na Cia Antítese de Teatro e Cinema – RJ; endereço eletrônico: cachimboart@gmail.com.

Renata Kabilaewatala, Universidade Federal de Goiás

Professora doutora, lotada no curso de licenciatura em Dança da Fefd/UFG, diretora do Núcleo Coletivo 22; endereço eletrônico: renata_lima_silva@ufg.br

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

CACHIMBO, .; KABILAEWATALA, . Quilombo do Piolho, Teresa de Benguela e Teatro Negro. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 170–192, 2021. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6491. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático