Antropologia, patrimônio cultural e educação patrimonial
Palavras-chave:
Antropologia, patrimônio cultural, educação patrimonialResumo
O presente artigo objetiva discutir e refletir sobre a noção de patrimônio cultural enquanto construção social, bem como categoria educativa para a formação dos cidadãos, através da política pública nacional idealizada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), denominada Educação Patrimonial. Assim, propõem-se alguns questionamentos elementares para compreender os diferentes campos, agentes e interesses vinculados ao Patrimônio Cultural Brasileiro, tais como: a noção de cultura para o senso comum e para a Antropologia; o que vem a ser o Patrimônio Cultural; a contribuição da Antropologia no campo patrimonial; o que é a Educação Patrimonial e qual o seu papel como ação educativa para proteger e preservar o Patrimônio Cultural Material e Imaterial Nacional
Referências
ABREU, Regina. Colecionando museus como ruínas: percursos e experiências de memória no contexto
de ações patrimoniais. In: ILHA – Revista de Antropologia / Universidade Federal de Santa Catarina.
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. V. 14, N. 1 (2012) – Florianópolis: UFSC/
PPGAS, 2012.
AMÂNCIO, Hélder Pires. Antropologia e Patrimînio Cultural. Cadernos NAUI, V. 3, N. 5, jul-dez/2014.
ARANTES, António. O patrimônio cultural e seus usos: a dimensão urbana. Habitus. Goiânia, v. 4 n.1,
jan./jun., p. 425-435, 2006.
ARAÚJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: [s. n.], 1988.
BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Perspectiva, 2011.
GARCÍA CANCLINI, N. Imaginários urbanos. Buenos Aires: Ed.
Universitária de Buenos Aires, p. 149 1997.
CASTELLS, Alicia N. G. de. Políticas de patrimônio – entre a exclusão e o direito à cidadania. O público e
o privado. Fortaleza: UECE – Universidade Estadual do Ceará, 2008.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, UNESP. p. 11-28, 2001.
DA MATTA, Roberto. Você tem cultura? Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, 1981.
_______ A dualidade do conceito de cultura. Jornal O Estado de São Paulo, 1999.
FIGUEIRA, Cristina. Ap. Reis. Educação patrimonial no ensino de História nos anos finais do Ensino
Fundamental: conceitos e práticas. São Paulo: Edições SM, 2012.
FLORÊNCIO, Sonia R. R. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos, Brasília: Iphan, 2014.
FONSECA, Maria Cecília Londres. (org.) Revista Tempo Brasileiro. Patrimônio Imaterial. Out.-Dez., N.
, pp. 69-78, RJ, 2001.
_______ O patrimônio em processo. Trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2a ed. Rio de
Janeiro: MinC – Iphan, 2017.
HORTA, M.; GRUNBERG, E; MONTEIRO, A. (orgs.). Guia básico de educação patrimonial. Brasília:
IPHAN-Museu Imperial, 1999.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (BRASIL). Educação Patrimonial:
inventários participativos: manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional; Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
LIMA FILHO, Manuel. Cidades Patrimoniais e Identidades Nacionais: questõesantropológicas na perspectiva comparativa entre o Brasil e os Estados Unidos. In: LIMA, 2006.
LIMA FILHO, Manuel Ferreira e ABREU, Regina. Antropologia e Patrimônio Cultural no Brasil. In: LIMA
FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT, Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe (orgs.). Antropologia e
Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2007.
LIMA FILHO, Manuel Ferreira; BELTRÃO, Jane Felipe; ECKERT, Cornelia. Quando o campo é o
patrimônio. In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT, Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe (orgs.).
Antropologia e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios contemporâneos. Blumenau: Nova Letra,
ROCHA, Gilmar. Educação patrimonial e mediação antropológica. Revista do Museu e Arquivo Histórico
La Salle. Abril, nº 23, p. 57-82, 2014.
RODRIGUES BRANDÃO, Carlos. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
ROTMAN, Mónica e CASTELLS, Alicia Norma Gonzáles de. Patrimônio e cultura: processos de
politização, mercantilização e construção de identidades In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT,
Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe (orgs.). Antropologia e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios
contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2007.
OLIVEIRA, Luís Roberto Cardoso de e GROSSI, Miriam Pillar Grossi. A ABA e as pesquisas sobre o
patrimônio cultural. In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT, Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe
(orgs.). Antropologia e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios contemporâneos. Blumenau: Nova
Letra, 2007.
OLIVEIRA, C. Educação patrimonial no IPHAN. Monografia de Especialização em Gestão Pública/ENAP,
PEREIRA, J; ORIÁ, R. “Desafios teórico-metodológicos da relação educação e patrimônio”. Resgate, V.
XX, N. 23, p. 161-171, 2012.
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da e BEZERRA, Márcia. Educação Patrimonial: Perspectivas e Dilemas.
In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT, Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe (orgs.). Antropologia
e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2007.
VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. Mana. Estudos de Antropologia Social. V. 12, N. 1, p.
-248, 2006.
SITES CONSULTADOS
Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/. Acesso em: 16/6/2018.
Disponível em: http://www.iphan.gov.br . Acesso em 23/6/2018.
Disponível em: http://whc.unesco.org/en/wheducation/. Acesso em: 25/7/2018.
Disponível em: http://www.english-heritage.org.uk/. Acesso em: 26/7/2018.
Disponível em: http://www.ohch.cu/. Acesso em: 26/7/2018.
Disponível em: http://www.habananuestra.cu/ Acesso em: 26/7/2018.
Disponível em: http://www.culture.gouv.fr/vpah/. Acesso em: 26/7/2018.