Antropologia, patrimônio cultural e educação patrimonial

Autores

  • Juliana Geraldi Yamaguti Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Antropologia, patrimônio cultural, educação patrimonial

Resumo

O presente artigo objetiva discutir e refletir sobre a noção de patrimônio cultural enquanto construção social, bem como categoria educativa para a formação dos cidadãos, através da política pública nacional idealizada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), denominada Educação Patrimonial. Assim, propõem-se alguns questionamentos elementares para compreender os diferentes campos, agentes e interesses vinculados ao Patrimônio Cultural Brasileiro, tais como: a noção de cultura para o senso comum e para a Antropologia; o que vem a ser o Patrimônio Cultural; a contribuição da Antropologia no campo patrimonial; o que é a Educação Patrimonial e qual o seu papel como ação educativa para proteger e preservar o Patrimônio Cultural Material e Imaterial Nacional

Biografia do Autor

Juliana Geraldi Yamaguti, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Cientista Social e Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras. Campus de Araraquara/SP - (UNESP).

Referências

ABREU, Regina. Colecionando museus como ruínas: percursos e experiências de memória no contexto

de ações patrimoniais. In: ILHA – Revista de Antropologia / Universidade Federal de Santa Catarina.

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. V. 14, N. 1 (2012) – Florianópolis: UFSC/

PPGAS, 2012.

AMÂNCIO, Hélder Pires. Antropologia e Patrimînio Cultural. Cadernos NAUI, V. 3, N. 5, jul-dez/2014.

ARANTES, António. O patrimônio cultural e seus usos: a dimensão urbana. Habitus. Goiânia, v. 4 n.1,

jan./jun., p. 425-435, 2006.

ARAÚJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: [s. n.], 1988.

BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Perspectiva, 2011.

GARCÍA CANCLINI, N. Imaginários urbanos. Buenos Aires: Ed.

Universitária de Buenos Aires, p. 149 1997.

CASTELLS, Alicia N. G. de. Políticas de patrimônio – entre a exclusão e o direito à cidadania. O público e

o privado. Fortaleza: UECE – Universidade Estadual do Ceará, 2008.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, UNESP. p. 11-28, 2001.

DA MATTA, Roberto. Você tem cultura? Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, 1981.

_______ A dualidade do conceito de cultura. Jornal O Estado de São Paulo, 1999.

FIGUEIRA, Cristina. Ap. Reis. Educação patrimonial no ensino de História nos anos finais do Ensino

Fundamental: conceitos e práticas. São Paulo: Edições SM, 2012.

FLORÊNCIO, Sonia R. R. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos, Brasília: Iphan, 2014.

FONSECA, Maria Cecília Londres. (org.) Revista Tempo Brasileiro. Patrimônio Imaterial. Out.-Dez., N.

, pp. 69-78, RJ, 2001.

_______ O patrimônio em processo. Trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2a ed. Rio de

Janeiro: MinC – Iphan, 2017.

HORTA, M.; GRUNBERG, E; MONTEIRO, A. (orgs.). Guia básico de educação patrimonial. Brasília:

IPHAN-Museu Imperial, 1999.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (BRASIL). Educação Patrimonial:

inventários participativos: manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico

Nacional; Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

LIMA FILHO, Manuel. Cidades Patrimoniais e Identidades Nacionais: questõesantropológicas na perspectiva comparativa entre o Brasil e os Estados Unidos. In: LIMA, 2006.

LIMA FILHO, Manuel Ferreira e ABREU, Regina. Antropologia e Patrimônio Cultural no Brasil. In: LIMA

FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT, Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe (orgs.). Antropologia e

Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2007.

LIMA FILHO, Manuel Ferreira; BELTRÃO, Jane Felipe; ECKERT, Cornelia. Quando o campo é o

patrimônio. In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT, Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe (orgs.).

Antropologia e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios contemporâneos. Blumenau: Nova Letra,

ROCHA, Gilmar. Educação patrimonial e mediação antropológica. Revista do Museu e Arquivo Histórico

La Salle. Abril, nº 23, p. 57-82, 2014.

RODRIGUES BRANDÃO, Carlos. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

ROTMAN, Mónica e CASTELLS, Alicia Norma Gonzáles de. Patrimônio e cultura: processos de

politização, mercantilização e construção de identidades In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT,

Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe (orgs.). Antropologia e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios

contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2007.

OLIVEIRA, Luís Roberto Cardoso de e GROSSI, Miriam Pillar Grossi. A ABA e as pesquisas sobre o

patrimônio cultural. In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT, Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe

(orgs.). Antropologia e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios contemporâneos. Blumenau: Nova

Letra, 2007.

OLIVEIRA, C. Educação patrimonial no IPHAN. Monografia de Especialização em Gestão Pública/ENAP,

PEREIRA, J; ORIÁ, R. “Desafios teórico-metodológicos da relação educação e patrimônio”. Resgate, V.

XX, N. 23, p. 161-171, 2012.

SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da e BEZERRA, Márcia. Educação Patrimonial: Perspectivas e Dilemas.

In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ERKERT, Cornelia e BELTRÃO, Jane Filipe (orgs.). Antropologia

e Patrimônio Cultural: Diálogos e Desafios contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2007.

VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. Mana. Estudos de Antropologia Social. V. 12, N. 1, p.

-248, 2006.

SITES CONSULTADOS

Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/. Acesso em: 16/6/2018.

Disponível em: http://www.iphan.gov.br . Acesso em 23/6/2018.

Disponível em: http://whc.unesco.org/en/wheducation/. Acesso em: 25/7/2018.

Disponível em: http://www.english-heritage.org.uk/. Acesso em: 26/7/2018.

Disponível em: http://www.ohch.cu/. Acesso em: 26/7/2018.

Disponível em: http://www.habananuestra.cu/ Acesso em: 26/7/2018.

Disponível em: http://www.culture.gouv.fr/vpah/. Acesso em: 26/7/2018.

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

YAMAGUTI, . G. Antropologia, patrimônio cultural e educação patrimonial. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 1–28, 2018. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6443. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres