Breves notas sobre patrimônio(s)
as camisas e os cartazes nas instalações artísticas de Jonatas de Andrade
Palavras-chave:
Antropologia, artes visuais, museologia, patrimônioResumo
Nas linhas abaixo irei discorrer sobre patrimônios não hegemônicos, e ainda, a partir de trabalhos de arte, quero mostrar como essas linguagens artísticas podem ser elementos chave para refletir sobre as políticas patrimoniais de grupos minoritários. Apre sento dois trabalhos artísticos de Jonathas de Andrade: a instalação Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste (2013) e Suar a Camisa (2014). Sendo que ambas fizeram parte de um projeto-exposição maior intitulado Museu do Homem do Nordeste (2014-2015) e este foi apresentado no Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro – RJ) entre o final de 2014 e início de 2015. Neste sentido ensaiarei movimentos que (re)pensam identidades e patrimônios dentro de museus. Além disso, faço uma breve contextualização sobre o camp o do patrimônio cultural a partir de Fonseca (2003), Velho (2006) e Freire (2003).
Referências
ARANTES, Antonio Augusto. Preservação como prática social . Revista de
Museologia, v. 1, n. 1, p. 2-16, 1989.
FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção
ampla de patrimônio cultural. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos . Rio
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FREIRE, José Ribamar Bessa. A descoberta do museu pelos índios . Memória e
patrimônio: ensaios contemporâneos . Rio de Janeiro: DP&A, v. 28, 2003.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade :
as culturas como patrimônios. Horizontes antropológicos , v. 11, n. 23, p. 15 -36,
VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. Mana, v. 12, n. 1, p. 237-248,
Sites
http://www.jonathasdeandrade.com.br/