O BPM e o Lean na melhoria do processo produtivo de uma indústria metalmecânica de engenharia sob encomenda
Resumo
O presente artigo relata como realizou-se o mapeamento do processo de produção de uma indústria metalmecânica e os resultados obtidos com ele, utilizando BPM, BPMN, Bizagi, Lean, Matriz GUT, 5W2H e Brainstorming. O objetivo deste trabalho compreende apresentar as etapas do diagnóstico dos processos da empresa, que teve como intuito evidenciar os problemas e analisar suas causas, propondo melhorias no processo de produção para aumentar a produtividade da empresa. O mapeamento de um processo com foco na melhoria das atividades e no fluxo delas, é parte crucial para manter-se relevante no setor metalmecânico. O método proposto para o estudo percorreu as seguintes etapas: identificação dos atores do processo, treinamento para os atores, mapeamento do processo de produção, análise do processo, priorização dos problemas e proposta de melhoria. Por meio da análise do processo mapeado, constatou-se que, através das 11 ações elaboradas na proposta de melhoria, a empresa seria capaz de eliminar os desperdícios do processo, alcançando um melhor aproveitamento da sua capacidade produtiva. Com os problemas apresentados pela empresa, conclui-se que, dentre as ações elaboradas, as ações voltadas para a gestão da informação da empresa teriam maior relevância na melhoria do processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.