BPM y Lean en la mejora del proceso productivo de una industria metalomecánica de ingeniería a medida
Resumen
O presente artigo relata como realizou-se o mapeamento do processo de produção de uma indústria metalmecânica e os resultados obtidos com ele, utilizando BPM, BPMN, Bizagi, Lean, Matriz GUT, 5W2H e Brainstorming. O objetivo deste trabalho compreende apresentar as etapas do diagnóstico dos processos da empresa, que teve como intuito evidenciar os problemas e analisar suas causas, propondo melhorias no processo de produção para aumentar a produtividade da empresa. O mapeamento de um processo com foco na melhoria das atividades e no fluxo delas, é parte crucial para manter-se relevante no setor metalmecânico. O método proposto para o estudo percorreu as seguintes etapas: identificação dos atores do processo, treinamento para os atores, mapeamento do processo de produção, análise do processo, priorização dos problemas e proposta de melhoria. Por meio da análise do processo mapeado, constatou-se que, através das 11 ações elaboradas na proposta de melhoria, a empresa seria capaz de eliminar os desperdícios do processo, alcançando um melhor aproveitamento da sua capacidade produtiva. Com os problemas apresentados pela empresa, conclui-se que, dentre as ações elaboradas, as ações voltadas para a gestão da informação da empresa teriam maior relevância na melhoria do processo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
The Journal reserves the right to make normative, spelling and grammatical changes in the published article, aiming at maintaining the proper standard of the language, while respecting the personal style of the authors.
Author (s) are fully responsible for the published article. Journal of Lean Systems is not responsible for any violations of Copyright.
Journal of Lean Systems allows the author to retain the copyright of articles accepted for publication without restriction.
Plagiarism constitutes unethical behavior and is inconceivable. This journal reserves the right to use any methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
This journal is licensed under a Creative Commons License.