Melhora no índice de renovação de estoque
Resumo
Uma indústria mecânica fornecedora para o setor de óleo e gás está enfrentando um problema relacionado ao aumento do volume de materiais e do custo médio de estoque, que gera gargalo nas áreas de armazenagem, custo de armazenagem em fornecedores externos e aumento do custo de manutenção de estoque. Com base nesse contexto, o objetivo deste trabalho é a melhora no índice de giro de estoque a partir da redução do volume de materiais e custo médio de estoque. Como método, utilizou-se o A3, congregando as seguintes ferramentas para chegar à solução do problema: Brainstorming com a equipe; ida ao Gemba; 5 Porquês para identificação da causa raiz; Diagrama Ishikawa; geração de Árvore de Causas; levantamento de Dados e Fatos; e cálculo do Indicador de Giro de Estoque. A implantação do plano de ação permitiu reverter a queda no índice de giro de estoque de 100% em 2019 para 87% em 2020 e 83% em 2021, voltando ao índice de 100% em 2022, garantindo menor tempo de permanência de materiais em estoque e melhorando a capacidade de renovação do armazém.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.