Aplicação de ferramentas e conceitos Lean em processos de serviços: estudo de caso em uma clínica veterinária
Palavras-chave:
Pet store, Kaizen, 5S, Kanban, service sectorResumo
Apesar de a filosofia Lean ser bastante difundida no ambiente industrial, esta é pouco consolidada no setor de serviços, uma vez que este possui características particulares que o diferencia da manufatura. Neste contexto, o objetivo deste artigo é aplicar ferramentas Lean em uma empresa do setor de serviços, mais especificamente em uma clínica veterinária. Para tanto, foram selecionadas as seguintes ferramentas dentro da filosofia Lean: Kaizen, 5S e Kanban. Como resultado, o Kaizen foi utilizado como ferramenta de implementação de melhorias, enquanto que os 5S e o Kanban auxiliaram na organização dos postos de trabalho, controle de estoque e agilidade na entrada e saída de materiais. Ao fim deste estudo, foi possível constatar que a aplicação de ferramentas e conceitos Lean pode contribuir de forma significativa para a otimização de processos de serviços.Referências
André, M. E. D. A. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
Bowen, D.; Youngdahl, E. Lean Service: In Defense of a Production Line Approach International Journal of Service Industry Management, vol. 9, p. 207 - 225, 1998.
Briales, J. A. Melhoria contínua através do Kaizen: Estudo de caso DaimlerChrysler do Brasil. 2005. 156f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão) Programa de Mestrado em Sistema de Gestão pela Qualidade Total. Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2005.
Doolen, T. et al. Kaizen events and organizational performance: a field study. International Journal of Productivity and Performance Management, vol. 57, n. 8, p. 637-658, 2008.
Francischini, G.; Miyake, I.; Giannini, R. Adaptação de conceitos de melhorias operacionais provenientes do Lean production em operações de serviços. Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, Fortaleza, vol. 26, 2006.
Gianesi, I.; Correa, H. Administração Estratégica de Serviços: Operações para a Satisfação do Cliente. São Paulo, Atlas, 2009. 233p.
Gronross, C. Service Management and Marketing. Lexington Books, Lexington, MA, 1990.
Heisler, P. A. Aplicação da metodologia Kanban como ferramenta adaptada para gestão de “leitos” na emergência. 2012. 25 f. Projeto (Especialização) - Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde, Programa de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012.
Imai, M. Gemba-Kaizen: estratégias e técnicas do Kaizen no piso de fábrica. São Paulo: IMAM, 1996.
Jones, D.; Womack, J. Enxergando o Todo: Mapeando o Fluxo de valor Estendido. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2004.
Jorge, G.; Miyake, D.; Silva, M. Aplicação da abordagem Lean num processo de serviço financeiro: um estudo de caso. Anais do Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2011.
Kon, A. O comércio internacional da indústria de serviços: os impactos no desenvolvimento de países da América Latina. São Paulo. Cadernos-Prolam/USP, 9(5), 2 (2006).
Levitt, T. Production-Line Approach to Service. Harvard Business Review, vol. 50, issue 5, p 20-31, 1972.
Moreira, D. A. Administração da Produção e Operações. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Moura, R. A. Kanban: a simplicidade do controle da produção. 6. ed. São Paulo: IMAM, 2003.
Ohno, T. O Sistema Toyota de Produção Além Da Produção, Bookman, 1997.
Oliveira, C. Sobre homens e cães: um estudo antropológico sobre afetividade, consumo e distinção. Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Sociologia e Antropologia. IFCS/PPGSA, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.
Paladini, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.
Pires, C. J. M. (2014). Aplicação do programa 5S visando a melhoria contínua da qualidade. Dissertação de mestrado (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) – Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
Ribeiro, H. A Base para a qualidade total 5S: Um roteiro para uma implantação bem sucedida. Salvador, 1994.
Rodrigues, M. V. Ações para a qualidade GEIQ: gestão integrada para a qualidade padrão seis sigma, classe mundial. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
Silva, A. et al. Implantação do programa 5S em uma empresa do ramo imobiliário. Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, Salvador, vol. 33 p. 1-17, 2013. Disponível em:
< http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2013_tn_stp_177_007_23045.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2018.
Silva, V. M. B. da; Santos, S. A. S. "APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA OTIMIZAÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE BISCOITOS NUMA FÁBRICA DE MASSAS", p. 62-70 . In: In Anais do XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha - SPOLM 2014 [=Blucher Engineering Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. Administração da Produção. 3a Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009. 703p.
Smith, K. A Pluralist–Expressivist Critique of the Pet Trade. Journal Agricultural Environmental Ethics, vol. 22, n. 3, p. 241–256, 2009.
Viotto, F. R. S. Tendências no mercado pet no Brasil e no mundo. Revista Nutron. 4p, 2009.
Womack, P.; Jones, T. Lean Consumption. Harvard Business Review, vol.83, p.58-68, 2005.
Yin, R. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 2.ed Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 2001.
Zikmund, W. G. Business research methods. 5.ed. Fort Worth, TX: Dryden, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Journal of Lean Systems apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Journal of Lean Systems não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A Revista Journal of Lean Systems permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Plágio constitue um comportamento antiético e é inconcebível. Esta revista reserva-se o direito de usar quaisquer métodos de detecção de plágio para análise dos trabalhos submetidos.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.