Aplicação de ferramentas e conceitos Lean em processos de serviços: estudo de caso em uma clínica veterinária

Autores

  • Ana Luiza Stolf Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Eduardo Bottamedi Vinotti Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rodrigo Packer Takaschi Yabu Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Luiz Antônio Reis Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Luciana Rosa Leite Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Carla Roberta Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

Pet store, Kaizen, 5S, Kanban, service sector

Resumo

Apesar de a filosofia Lean ser bastante difundida no ambiente industrial, esta é pouco consolidada no setor de serviços, uma vez que este possui características particulares que o diferencia da manufatura. Neste contexto, o objetivo deste artigo é aplicar ferramentas Lean em uma empresa do setor de serviços, mais especificamente em uma clínica veterinária. Para tanto, foram selecionadas as seguintes ferramentas dentro da filosofia Lean: Kaizen, 5S e Kanban. Como resultado, o Kaizen foi utilizado como ferramenta de implementação de melhorias, enquanto que os 5S e o Kanban auxiliaram na organização dos postos de trabalho, controle de estoque e agilidade na entrada e saída de materiais. Ao fim deste estudo, foi possível constatar que a aplicação de ferramentas e conceitos Lean pode contribuir de forma significativa para a otimização de processos de serviços.

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Publicado

2019-01-15

Edição

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Artigos