Medida de retenção de clientes para estabilizar arrecadação da receita

Authors

  • Alberto Eduardo Besser Freitag Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ https://orcid.org/0000-0001-7182-1525
  • Frederico Silva Pedreira Universidade Federal Fluminense
  • Rafaella Apolinario Pinheiro Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Maria da Silva Maximiliano Universidade Federal Fluminense
  • Mayara de Abreu Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Sergio Luiz Braga França Universidade Federal Fluminense
  • Julio Vieira Neto Universidade Federal Fluminense

Keywords:

Lean Seis Sigma, Operadora de Saúde, Arrecadação

Abstract

Uma operadora de saúde está enfrentando um problema relacionado à alta variabilidade da sinistralidade do produto. À medida que a sinistralidade aumenta a arrecadação da receita cai, motivando o estudo do problema. Com base nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estabelecer uma medida de retenção de clientes para estabilizar a arrecadação da receita. Como método, utilizou-se o A3, congregando as seguintes ferramentas para chegar à solução do problema: brainstorming com a equipe; 5 Porquês para identificação da causa raiz; Diagrama Ishikawa; e Carta de Controle. A implantação do plano de ação permitiu antecipar o contato com o cliente a fim de reverter inadimplências que poderiam resultar em cancelamentos impactando diretamente a arrecadação da receita. Observou-se que diminuindo o tempo para contatar os clientes inadimplentes, de 90 para 45 dias, as ações de reversão foram mais efetivas.

Author Biographies

Alberto Eduardo Besser Freitag, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Aluno de estágio pós-doutoral

Professor da disciplina "Lean Seis Sigma" do MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma do Latec/UFF 

Frederico Silva Pedreira, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente - Latec

Aluno da disciplina "Lean Seis Sigma" do MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma

Rafaella Apolinario Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente - Latec

Aluno da disciplina "Lean Seis Sigma" do MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma

Luciana Maria da Silva Maximiliano, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente - Latec

Aluno da disciplina "Lean Seis Sigma" do MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma

Mayara de Abreu Pereira, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente - Latec

Aluno da disciplina "Lean Seis Sigma" do MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma

Sergio Luiz Braga França, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente - Latec

Coordenador e Professor do MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma do Latec/UFF

Julio Vieira Neto, Universidade Federal Fluminense

Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente - Latec

Professor do MBA DGA Produção Enxuta Seis Sigma do Latec/UFF

Published

2022-05-26

Issue

Section

Artigos