Avaliação de produtividade de acordo com carga horária de trabalho para melhor definição de metas em laboratório metrológico de energia elétrica
Palabras clave:
Lean Seis Sigma, Laboratório Energia Elétrica, ProdutividadeResumen
Um laboratório de medidores de energia elétrica está enfrentando um problema relacionado à grande variabilidade em relação ao tempo de execução das atividades, podendo ocasionar um aumento ou redução de estrutura indevidamente, gerando custos e impacto negativo no clima organizacional. Com base nesse contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar a produtividade de acordo com carga horária de trabalho para melhor definição de metas no laboratório metrológico de energia elétrica. Como método, utilizou-se o A3, congregando as seguintes ferramentas para chegar à solução do problema: brainstorming com a equipe; ida ao gemba (laboratório e RH); 5 Porquês para identificação da causa raiz; Diagrama Ishikawa; monitoramento dos tempos de execução das atividades ao longo de 3 meses, com uso de uma ferramenta computacional; e Carta de Controle. A implantação do plano de ação, permitiu chegar aos seguintes resultados e conclusões: em decorrência do brainstorming realizado com o RH foi identificada a necessidade de melhorias para a sistemática de análise do perfil psicológico e comportamental nas contratações e promoções e de continuidade do programa de desenvolvimento de líderes, que deverá abranger todos os cargos de liderança ligados às atividades do laboratório, podendo ser feito um trabalho especial com a supervisão para que a mesma possa ser mediadora entre o RH e a direção para questões ligadas ao corpo operacional. A melhoria da ferramenta computacional existente será de extrema importância para os recursos humanos do laboratório, pois impactará positivamente na minimização da dispersão dos tempos de execução dos serviços de avaliação técnica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
The Journal reserves the right to make normative, spelling and grammatical changes in the published article, aiming at maintaining the proper standard of the language, while respecting the personal style of the authors.
Author (s) are fully responsible for the published article. Journal of Lean Systems is not responsible for any violations of Copyright.
Journal of Lean Systems allows the author to retain the copyright of articles accepted for publication without restriction.
Plagiarism constitutes unethical behavior and is inconceivable. This journal reserves the right to use any methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
This journal is licensed under a Creative Commons License.