Uma revisão das abordagens para o desenvolvimento enxuto de produtos

Autores/as

Palabras clave:

Pensamento enxuto, Valor, Processo de desenvolvimento de Produto, Desenvolvimento enxuto de produtos

Resumen

O desenvolvimento de produto é um amplo campo de atuação que envolve o planejamento, concepção, criação e marketing de um novo produto. Para vencer a concorrência, os novos produtos desenvolvidos precisam oferecer aos clientes mais funcionalidades, melhor preço e maior qualidade e ainda serem colocados no mercado a frente da concorrência. Neste cenário, o desenvolvimento enxuto e ágil de produtos torna-se uma prerrogativa para a sobrevivência das empresas. Este trabalho objetiva fornecer uma breve introdução sobre o assunto e verificar a abrangência e importância do assunto nos últimos anos. Foi feita uma uma revisão sistemática nas bases mais importantes, visando identificar  os artigos periódicos de alto impacto que abordam o assunto. Os resultados indicam aumento na importância que o assunto vem ganhando, principalmente nos periódicos de maior impacto, revelando constante preocupação por parte de pesquisadores com o estudo do desenvolvimento de produtos através de práticas enxutas. Além disto, pode-se concluir que trata-se de um assunto que ainda pode ser muito explorado, principalmente no que diz respeito ao contexto mais atual e aos resultados que puderam ser obtidos em empresas que aplicam as técnicas enxutas para desenvolver seus produtos.

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Publicado

2016-06-20

Número

Sección

Artigos