Melhora no índice de renovação de estoque
Abstract
Uma indústria mecânica fornecedora para o setor de óleo e gás está enfrentando um problema relacionado ao aumento do volume de materiais e do custo médio de estoque, que gera gargalo nas áreas de armazenagem, custo de armazenagem em fornecedores externos e aumento do custo de manutenção de estoque. Com base nesse contexto, o objetivo deste trabalho é a melhora no índice de giro de estoque a partir da redução do volume de materiais e custo médio de estoque. Como método, utilizou-se o A3, congregando as seguintes ferramentas para chegar à solução do problema: Brainstorming com a equipe; ida ao Gemba; 5 Porquês para identificação da causa raiz; Diagrama Ishikawa; geração de Árvore de Causas; levantamento de Dados e Fatos; e cálculo do Indicador de Giro de Estoque. A implantação do plano de ação permitiu reverter a queda no índice de giro de estoque de 100% em 2019 para 87% em 2020 e 83% em 2021, voltando ao índice de 100% em 2022, garantindo menor tempo de permanência de materiais em estoque e melhorando a capacidade de renovação do armazém.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
The Journal reserves the right to make normative, spelling and grammatical changes in the published article, aiming at maintaining the proper standard of the language, while respecting the personal style of the authors.
Author (s) are fully responsible for the published article. Journal of Lean Systems is not responsible for any violations of Copyright.
Journal of Lean Systems allows the author to retain the copyright of articles accepted for publication without restriction.
Plagiarism constitutes unethical behavior and is inconceivable. This journal reserves the right to use any methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
This journal is licensed under a Creative Commons License.