ANÁLISE COMPARATIVA DAS TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO: Real time kinematic (rtk) e veículo aéreo não tripulado (vant)

Autores

  • Julio Vicereki Trescastro Centro Universitário Metodista - IPA (IPA)
  • Fabricio Pacheco Trescastro Centro Universitário Metodista - IPA (IPA)
  • Adriane Brill Thum Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Topografia, Vant, Rtk, Levantamento topográfico planimétrico

Resumo

Os levantamentos topográficos passam por evoluções tecnológicas, passando do uso de equipamentos ópticos mecânicos a digitais. O presente estudo tem como objetivo analisar comparativamente a técnica de levantamento topográfico planimétrico utilizando a tecnologia dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) com a consolidada técnica de Posicionamento Cinemático em Tempo Real (RTK). A área de estudo, uma quadra localizada no município de Sentinela do Sul - RS, situado na região Centro-sul do Rio Grande do Sul a cerca de 100 km da capital, Porto Alegre, nas coordenadas UTM Norte 6612612.988 m e Leste 445001.316 m. Foram realizados levantamentos topográficos planimétricos utilizando a técnica de Posicionamento Cinemático em Tempo Real e levantamento aerofotogramétrico por meio de VANT, os quais retornaram coordenadas planas de 13 pontos de verificação. A análise dos dados obtidos mostrou que a tecnologia VANT apresentou resultados semelhantes em comparação ao RTK, apresentando valores mínimo de 0,001 m e máximo de 0,233 m no eixo Leste e no eixo Norte, valores que variaram entre 0,004 m e 0,154 m, gerando uma pequena média de diferença nas coordenadas obtidas que pode variar considerando a qualidade e modelos de câmeras e aeronaves utilizados. O uso de VANTs é viável para levantamentos topográficos que não exijam um alto nível de precisão, como georreferenciamento de imóveis rurais, cadastro territorial rural, cadastro ambiental rural, entre outras aplicações topográficas.

 

Publicado

2026-04-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE COMPARATIVA DAS TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO: Real time kinematic (rtk) e veículo aéreo não tripulado (vant). (2026). COBRAC. https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/cobrac/article/view/10887