LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO CONVENCIONAL COMO FERRAMENTA DE URBANIZAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA COTA DE ALAGAMENTO DO BAIRRO DO PARACURI, ICOARACI, BELÉM–PA

Autores

  • Carlos Alberto Borges Guimarães Junior Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Instituto Ciberespacial (ICIBE)
  • Mayara Cobacho Ortega Caldeira Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Instituto Ciberespacial (ICIBE)
  • Tabilla Verena da Silva Leite Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Instituto Ciberespacial (ICIBE)
  • Carlos Rodrigo Tanajura Caldeira Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Instituto Ciberespacial (ICIBE)

Palavras-chave:

Engenharia, Gnss, Inverno amazônico, Levantamento planialtimétrico, Infraestrutura

Resumo

São cada vez mais frequentes problemas urbanísticos relacionados com o crescimento excessivo da população sem a preocupação do aumento da infraestrutura urbana. Além disso, a ocupação em locais inadequados para moradia, como áreas com grande declividade, fundos de vale, áreas em terrenos alagadiços, áreas de preservação, entre outras, agravam o problema urbanístico. Um problema recorrente em muitas periferias são inundações, que são fenômenos naturais que possuem como causas mais comuns eventos de pluviosidade intensa. Todavia, apesar de naturais, as inundações têm tido sua frequência e magnitude alteradas pelas modificações do uso e ocupação do solo, bem como suas consequências têm sido mais impactantes em termos socioeconômicos, devido, principalmente, à ocupação de áreas marginais inundáveis (planícies fluviais) nas zonas urbanas. Neste contexto, esta pesquisa executou-se um levantamento topográfico planialtimétrico em uma área localizada no distrito de Icoaraci em Belém – PA, bairro do Paracuri I, suscetível a alagamento em período de chuva. Demonstrando um exemplo de urbanização irregular às margens do rio Paracuri e suas consequências sociais, ambientais e estruturais, onde será demonstrado o relevo de uma área que se enquadra nesse perfil de ocupação evidenciando o problema de alagamento que se agrava no período do inverno amazônico e ilustrando como a topografia pode ajudar a solucionar esses obstáculos gerados pelo avanço populacional desenfreado e sem planejamento. Deste modo, foi possível a elaboração de uma planta planialtimétrica, a geração de modelo digital de terreno, perfis longitudinais das ruas levantadas e a determinação da cota de alagamento.

 

Publicado

2026-04-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO CONVENCIONAL COMO FERRAMENTA DE URBANIZAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA COTA DE ALAGAMENTO DO BAIRRO DO PARACURI, ICOARACI, BELÉM–PA. (2026). COBRAC. https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/cobrac/article/view/10756