ANÁLISE DO CADASTRO IMOBILIÁRIO URBANO DE ALGUMAS CIDADES BRASILEIRAS

Autor/innen

  • Andrea F. T. Carneiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Carlos Loch Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Schlagwörter:

Cadastro urbano, Cadastro imobiliário, Gestão municipal

Abstract

O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa voltada à identificação da situação do cadastro imobiliário urbano em algumas cidades brasileiras. O estudo analisa fatores que influenciam seu funcionamento, incluindo aspectos administrativos, legais, técnicos e de recursos humanos.

A pesquisa evidencia que a eficiência dos cadastros urbanos depende não apenas de tecnologia, mas também da organização institucional e da qualificação dos profissionais envolvidos. Nesse sentido, destaca-se a importância de compreender as necessidades práticas das prefeituras municipais na execução dos serviços cadastrais.

Um dos principais objetivos do estudo é fornecer subsídios para que pesquisadores da área desenvolvam soluções mais aplicáveis à realidade dos municípios, contribuindo para o aprimoramento dos sistemas de cadastro urbano e, consequentemente, para uma gestão pública mais eficiente.

Veröffentlicht

2026-04-09

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Zitationsvorschlag

ANÁLISE DO CADASTRO IMOBILIÁRIO URBANO DE ALGUMAS CIDADES BRASILEIRAS. (2026). 17º Congresso De Cadastro Multifinalitário E Gestão Territorial. https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/cobrac/article/view/10237