O USO DE CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DE PEQUENO FORMATO NOS LEVANTAMENTOS CARTOGRÁFICOS DESTINADOS AO CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO.

Autores

  • Obede Pereira de Lima Universidade Federal do Rio Grande (UFRG)
  • Carlos Loch Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Levantamento, Aerolevantamento, Fotogrametria, Fotograma, Aerofotogrametria, Geodésia, Ortofoto, Topografia, Cartografia, Cadastro técnico multifinalitário

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a utilização das fotografias aéreas obtidas com câmaras de pequeno formato, desprovidas das características próprias das câmaras aerofotogramétricas, nos levantamentos destinados ao estudo da ocupação territorial urbana e rural, tendo em vista a elaboração, ou atualização, da planta cadastral. Visando esse objetivo, a abordagem deste tema focaliza as seguintes questões: na primeira parte são apresentados, inicialmente, os requisitos de ordem legal a que uma empresa deve preencher, para se habilitar a executar o levantamento pretendido. Com base nessas exigências são feitas as considerações pertinentes aos recursos necessários, materiais e humanos qualificados. Na segunda parte é feita uma análise das características das câmaras de pequeno formato, assim como dos filmes empregados na obtenção das fotografias. Finalmente, comparando-se estas partes é apresentada a conclusão, focalizando as possíveis aplicações dessas fotografias, complementando com as recomendações sobre o uso inadequado das mesmas.

 

Publicado

2026-04-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DE CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DE PEQUENO FORMATO NOS LEVANTAMENTOS CARTOGRÁFICOS DESTINADOS AO CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO. (2026). COBRAC. https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/cobrac/article/view/10099