Sobre a Revista
Cacupé - Revista de Textualidades Acadêmicas constitui, desde a noção de letramentos acadêmicos, um espaço estratégico para publicação e circulação dos artigos produzidos por discentes das disciplinas de Produção Textual Acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.
Segundo as estórias contadas pelo povo guarani mbyá, originário de Florianópolis, o contemporâneo termo Cacupé origina-se da expressão, "Tekuá Guassú Há Há Kupé", "Terra Grande do pé de erva mate", particularmente "Há Há Kupé". Trata-se do nome de uma das aldeias de Meiembipe, aquela localizada no hoje bairro homônimo, situado na Baia Norte da Ilha. Entre as diversas formas de nomear um território complexo como a ilha, foi escolhida terminologia que remeteria, então, à abundância de erva-mate e de vegetação naquela região.
É desde a inscrição na localidade de Florianópolis e da abundância das línguas originárias e de suas paisagens que Cacupé - Revista de Textualidades Acadêmicas propõe a circulação de artigos e outros textos acadêmicos de quem inicia sua trajetória de apropriação, produção, escrita e divulgação do conhecimento.