O SECRETÁRIO EXECUTIVO COMO AGENTE DE TRANSMISSÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores

  • André Nery Matos UFSC
  • Adriana Cristina Goldbach
  • Julia Fernandes Goulart

Palavras-chave:

secretário executivo, comunicação, cultura organizacional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão bibliográfica que teve como objetivo entender a importância e o impacto da comunicação na difusão da cultura organizacional, a partir do profissional de secretariado executivo. Foi feita a seleção e leitura de artigos das áreas de Secretariado Executivo, Comunicação e Cultura Organizacional. A partir dessas leituras, foi feita uma relação entre os três temas e concluiu-se que, devido ao fato do secretário(a) executivo estar, na prática, atuando em diversos setores da organização e servindo como uma extensão da alta gerência, atua como agente importante na a disseminação da cultura organizacional. Assim, utilizar-se de uma comunicação assertiva e não violenta parece ser a melhor maneira para atingir o objetivo de difundir a cultura organizacional.

Palavras-chave: Secretário Executivo. Comunicação. Cultura Organizacional

Biografia do Autor

André Nery Matos, UFSC

Graduado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), graduando em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), andrenerymatos@gmail.com.

Adriana Cristina Goldbach

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado (UnC), graduanda em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), adrigoldbach@gmail.com.

Julia Fernandes Goulart

Graduada em Gestão de Processos Gerenciais e Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (SENAC-SC), graduanda em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), jufernandesgoulart@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-02-28