O SECRETÁRIO EXECUTIVO COMO AGENTE DE TRANSMISSÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores

  • André Nery Matos UFSC
  • Adriana Cristina Goldbach
  • Julia Fernandes Goulart

Palavras-chave:

secretário executivo, comunicação, cultura organizacional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão bibliográfica que teve como objetivo entender a importância e o impacto da comunicação na difusão da cultura organizacional, a partir do profissional de secretariado executivo. Foi feita a seleção e leitura de artigos das áreas de Secretariado Executivo, Comunicação e Cultura Organizacional. A partir dessas leituras, foi feita uma relação entre os três temas e concluiu-se que, devido ao fato do secretário(a) executivo estar, na prática, atuando em diversos setores da organização e servindo como uma extensão da alta gerência, atua como agente importante na a disseminação da cultura organizacional. Assim, utilizar-se de uma comunicação assertiva e não violenta parece ser a melhor maneira para atingir o objetivo de difundir a cultura organizacional.

Palavras-chave: Secretário Executivo. Comunicação. Cultura Organizacional

Biografia do Autor

  • André Nery Matos, UFSC

    Graduado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), graduando em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), andrenerymatos@gmail.com.

  • Adriana Cristina Goldbach

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado (UnC), graduanda em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), adrigoldbach@gmail.com.

  • Julia Fernandes Goulart

    Graduada em Gestão de Processos Gerenciais e Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (SENAC-SC), graduanda em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), jufernandesgoulart@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-02-28