A economia política no Rio Grande do Sul frente à indústria da carne na Pandemia de Covid-19

Autores

  • Guilherme Silva de Farias Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS)
  • Camila Guaranha
  • Priscila Pavan Detoni Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-7436-2229

Resumo

A Pandemia de Covid-19 despertou debates sobre as condições estruturais que possibilitam a incidência de futuras epidemias, e também as estratégias de enfrentamento. A dinâmica estrutural do modo de produção capitalista precisa ser entendida como propícia para a ocorrência de pandemias, as quais não podem ser analisadas somente na esfera biológica, pois agentes patógenos também se desenvolvem por meio do comércio de produtos e circulação de pessoas e produtos. Busca-se, abordar a economia política e a relação das escolhas governamentais com a configuração da crise sanitária na pandemia da covid-19 no Estado do Rio Grande do Sul (RS), território que conforma um complexo agroindustrial importante economicamente, em especial na produção e abate de animais, fator central para a conformação do cenário pré-epidêmico, o qual poderá deslocar o epicentro das futuras epidemias. As lógicas do lucro capitalista e o trabalho precário nos frigoríficos negligenciaram fatores de biossegurança, agravados pelos negacionismos e os protocolos continuamente flexibilizados que fizeram parte da tomada das decisões no planejamento em saúde.

Biografia do Autor

Guilherme Silva de Farias, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Especialista em Vigilância em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS). Especialista em Gestão em Saúde pela ESP/RS. Atua na área de Saúde do Trabalhador, Planejamento em Saúde e Sociologia do Trabalho.

Camila Guaranha

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2014), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2018), Especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2008), Psicóloga graduada na UFRGS (2006). Professora na Faculdade Mário Quintana (FAMAQUI) e Especialista em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Psicologia Social, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Relações de Gênero e Sexualidade e Gestão em Saúde.

Priscila Pavan Detoni, Universidade Federal da Fronteira Sul

Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2016); Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Passo Fundo/RS na Saúde Coletiva na graduação em Medicina e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Área de Concentração - Atenção Básica - Saúde da Família e Comunidade. Possuí estudos e atua nas áreas da Psicologia da Saúde, Psicologia Social, Psicologia do Trabalho, relações de gênero e sexualidade.

Downloads

Publicado

2023-08-24

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS