Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Ambientes em Movimento tem como foco difundir o conhecimento científico, técnico, artístico e cultural nas áreas de ambiente, educação e saúde.
Objetivos: Contribuir com a divulgação de artigos completos, pesquisas em andamento, relatos de experiência e produção artístico-cultural de pesquisadores, empresas, cooperativas, associações, entidades públicas, sindicatos e organizações não-governamentais, etc de caráter inter e transdisciplinar sobre questões relacionadas à ambiente, educação e saúde.
Justificativa e contextualização da proposta
A ideia do projeto de extensão para a criação da revista "Ambientes em Movimento" se insere dentro da proposta do Planejamento estratégico e do Plano de desenvolvimento institucional da UFSC, onde consta como um dos objetivos a serem alcançados pela instituição o de "Gerar e disseminar conhecimento formando profissionais e contribuindo para atendimento de demandas regionais e o desenvolvimento da sociedade.” (Planejamento estratégico, 2010). A revista pode ser entendida dentro do processo de amadurecimento do próprio Campus de Curitibanos, que comemora em 2020 onze anos de existência, e hoje conta com quatro cursos de graduação em atividade (Ciências Rurais, Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária) e um programa de mestrado (Ecossistemas Agrícolas e Naturais). Há ainda um curso de Medicina bem como um programa de Mestrado (Medicina Veterinária Convencional e Integrativa) em processo de implantação. A existência do grupo de pesquisa da ASAM (grupo de pesquisa em análise socioambiental no Planalto Catarinense - https://asam.paginas.ufsc.br/) que acolheu novos docentes que chegaram ao Campus, foi fundamental como ponto de partida para a consolidação desta proposta.
Neste sentido, nossa revista buscará fomentar a produção de conhecimento e gerar impacto positivo na região através da divulgação de pesquisas interdisciplinares que coloquem em evidência as relações complexas entre ambiente e sociedade, pensando a multifatorialidade e ambiguidade que permeia os processos de desenvolvimento e suas consequências sócio-ambientais para as populações envolvidas. Por estas razões o caráter interdisciplinar é fundamental ao alcance dos nossos objetivos. É necessário pensar o desenvolvimento social, através de processos de produção agroflorestais que considerem o mínimo de impacto ao meio ambiente e à saúde, utilizando, para isso, a educação como um determinante social fundamental. A proposta de publicação vem ao encontro do fortalecimento da produção intelectual interdisciplinar em temáticas sobre saúde, meio ambiente, ciências agrárias e desenvolvimento, buscando através do acolhimento de pesquisadores de diferentes áreas colocar a luz sobre problemáticas que podem se replicar em diferentes regiões do Brasil e do mundo.
Público Alvo: Estudantes, docentes, pesquisadores, educadores educação básica, gestores públicos e sociais, empresas, cooperativas, associações, entidades públicas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais interessados cujos trabalhos sejam pautados pelos diálogos multidisciplinares, interdisciplinares.
Condições para submissão
A contribuição é original e inédita.
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
URLs para as referências foram informadas quando possível.
O texto em espaço simples; fonte de 12-pontos; utilizar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto, não no final do documento.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
No caso de a submissão utilizar imagens (livros, internet, etc.), a autorização do uso das imagens deve ser enviada aos editores da RAM.
Autorização dos respectivos comitês de ética de área em pesquisas envolvendo plantas, animais humanos e/ou não humanos, ou a devida justificativa quando for o caso.
Demais contribuições como relatos de experiência ou produção artístico-cultural serão avaliados pelos membros do conselho editorial que emitirão parecer sobre a pertinência da publicação na revista.
Tipos de documentos aceitos: artigo completo, pesquisa em andamento, relato de experiência, resenha e produção artístico-cultural. A revista aceita contribuições em português, espanhol e inglês.
A área de concentração:
A revista é Interdisciplinar, se relaciona com as áreas dos grupos de pesquisa que a compõe, cujo foco são o estudo das relações complexas de interação entre ser humano e ambiente, entendendo o ser humano como agente e parte integrante do ambiente em que produz sua existência.
90100000 ÁREA DE AVALIAÇÃO: INTERDISCIPLINAR
90191000 MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS
90192000 SOCIAIS E HUMANIDADES
90194000 SAÚDE E BIOLÓGICAS
Políticas de seção e categorias dos manuscritos que serão aceitos: 50% para artigos resultantes de atividades de pesquisa, ensino, extensão; 20% pesquisas em andamento, 10% para relatos de experiências; 10% para resenhas, 10% para produção artística-cultural (Vídeo; foto; textos livres; poemas, etc.). Estas porcentagens são indicativas podendo ser modificadas a critério do Conselho Editorial. Números especiais com a publicação de atas e anais de evento.
A Revista Ambientes em Movimento incentivará a elaboração de dossiês temáticos a critério dos editores, coordenados por especialistas em determinadas áreas relacionadas com o foco e escopo do periódico como estratégia de captação de artigos externos e qualificação da revista.
Periodicidade e modalidade de publicação:
Periodicidade semestral. Modalidade de publicação: online - digital
Trata-se de uma publicação semestral com foco na publicação de artigos, resenhas e dossiês que tenham sua elaboração pautada pelos diálogos multi e interdisciplinares cujos objetos de pesquisa se relacionem com saúde, educação, ambiente e desenvolvimento e resultado de atividades de pesquisa, ensino e extensão.
A revista organizará a cada nova publicação uma live com os autores para falarem sobre seus trabalhos e respectivo lançamento da publicação. Alternativamente pode ser disponibilizado um vídeo do autor falando sobre sua pesquisa. Será criado um canal de Youtube e uma página Facebook da revista.
Política de acesso livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Diante disso, não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação, edição e publicação.
A revista adota a política Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)a licença mais aberta de todas: CC Atribuição 4.0 (em inglês CC Attribution ou CC By) em linha com os objetivos de Acesso Aberto da BOAI (http://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai-10-translations/portuguese-brazilian-translation).
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Avaliação
Os manuscritos serão avaliados por pares, no processo duplo- cega. Cada artigo completo, pesquisas em andamento, relatos de experiência e produções artístico-cultural serão submetidos:
Dois revisores que não apresentem conflito de interesse com os autores dos artigos.
Do parecer do editor da subseção.
Do parecer do editor da seção
Com base nos pareceres o manuscrito pode ser classificado como: aceito com revisão majoritária, aceito com revisão minoritária, aceito para publicação e não aceito para publicação.
Os manuscritos aprovados para publicação passarão por revisão técnica dos textos e padronização ao estilo da revista, finalizando o processo de avaliação. O anonimato dos autores e avaliadores será garantido durante todo o processo.
Tempo padrão para avaliação: 45 dias, mais 15 para ajustes pelo autor
Periodicidade
Periodicidade semestral. Modalidade de publicação: online - digital
Trata-se de uma publicação semestral com foco na publicação de artigos, resenhas e dossiês que tenham sua elaboração pautada pelos diálogos multi e interdisciplinares cujos objetos de pesquisa se relacionem com saúde, educação, ambiente e desenvolvimento e resultado de atividades de pesquisa, ensino e extensão.
A revista organizará a cada nova publicação uma live com os autores para falarem sobre seus trabalhos e respectivo lançamento da publicação. Alternativamente pode ser disponibilizado um vídeo do autor falando sobre sua pesquisa. Será criado um canal de Youtube e uma página Facebook da revista.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A ideia do projeto de extensão para a criação da revista "Ambientes em Movimento" se insere dentro da proposta do Planejamento estratégico e do Plano de desenvolvimento institucional da UFSC, onde consta como um dos objetivos a serem alcançados pela instituição o de "Gerar e disseminar conhecimento formando profissionais e contribuindo para atendimento de demandas regionais e o desenvolvimento da sociedade.” (Planejamento estratégico, 2010). A revista pode ser entendida dentro do processo de amadurecimento do próprio Campus de Curitibanos, que comemora em 2020 onze anos de existência, e hoje conta com quatro cursos de graduação em atividade (Ciências Rurais, Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária) e um programa de mestrado (Ecossistemas Agrícolas e Naturais). Há ainda um curso de Medicina bem como um programa de Mestrado (Medicina Veterinária Convencional e Integrativa) em processo de implantação. A existência do grupo de pesquisa da ASAM (grupo de pesquisa em análise socioambiental no Planalto Catarinense - https://asam.paginas.ufsc.br/) que acolheu novos docentes que chegaram ao Campus, foi fundamental como ponto de partida para a consolidação desta proposta.
Neste sentido, nossa revista buscará fomentar a produção de conhecimento e gerar impacto positivo na região através da divulgação de pesquisas interdisciplinares que coloquem em evidência as relações complexas entre ambiente e sociedade, pensando a multifatorialidade e ambiguidade que permeia os processos de desenvolvimento e suas consequências sócio-ambientais para as populações envolvidas. Por estas razões o caráter interdisciplinar é fundamental ao alcance dos nossos objetivos. É necessário pensar o desenvolvimento social, através de processos de produção agroflorestais que considerem o mínimo de impacto ao meio ambiente e à saúde, utilizando, para isso, a educação como um determinante social fundamental. A proposta de publicação vem ao encontro do fortalecimento da produção intelectual interdisciplinar em temáticas sobre saúde, meio ambiente, ciências agrárias e desenvolvimento, buscando através do acolhimento de pesquisadores de diferentes áreas colocar a luz sobre problemáticas que podem se replicar em diferentes regiões do Brasil e do mundo.