NARRATIVAS DO FIM DO MUNDO: MELANCHOLIA, DE LARS VON TRIER

Autores

  • George Luiz França Colégio de Aplicação da UFSC
  • Eduardo de Oliveira da Costa Graduando em Filosofia pela UFSC.

Palavras-chave:

Fim do mundo, Representação, Cinema, Lars von Trier, Melancholia

Resumo

As artes, e entre elas o cinema, já tematizaram muitas vezes a ideia de fim do mundo, seja tentando visualizar como seria o fim da hegemonia da raça humana sobre a Terra, seja visualizando o fim da ordem mundial como a conhecemos e o colapso de nosso ideal de civilização, seja através de catástrofes naturais que dizimam toda a vida na Terra. Este trabalho pretende analisar a abordagem desse tema no longa-metragem Melancholia (2011), dirigido por Lars Von Trier, no qual a aproximação do planeta homônimo da Terra mostra sua influência sobre a vida das irmãs Claire e Justine. No mundo fechado em si mesmo em que o filme se processa, é como se o filme desastre encenasse não apenas o fim do mundo como fim do fim, mas também o fim do filme como o próprio fim do cinema.

Biografia do Autor

George Luiz França, Colégio de Aplicação da UFSC

Doutor em Litertura. Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio de Aplicação da UFSC.

Eduardo de Oliveira da Costa, Graduando em Filosofia pela UFSC.

Bolsista PIBIC-EM/CNPq de 2015 a 2017. Graduando em Filosofia pela UFSC.

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Filmografia

Melancholia, Alemanha/Dinamarca/França/Suécia, 2011. Diretor: Lars von Trier. Roteiro: Lars von Trier. Fotografia: Manuel Alberto Claro. Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Brady Corbet, Stellan Skarsgård.

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Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA