A História e os objetivos da Iniciação Científica no Ensino Médio: uma análise a partir dos programas do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Isabel Van Der Ley Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Ensino Médio, Formação Científica.

Resumo

Este trabalho pretende discutir os sentidos da iniciação científica no ensino médio (IC-EM). Considerando a IC-EM como uma experiência em que o aluno tem a possibilidade de vivenciar as etapas do fazer científico, pretendemos discutir os significados formativos dessa atividade. Para tanto, traçamos um histórico do surgimento da IC-EM e analisamos os programas existentes no Estado do Rio de Janeiro. Todos esses programas parecem reproduzir os objetivos da IC feita por alunos de graduação, na medida em que indicam a possibilidade da IC-EM “despertar vocações científicas” e de levar o aluno a vivenciar o fazer científico. Entretanto, esses programas também possuem objetivos próprio, que apontam para o diálogo entre a IC-EM e a melhoria do ensino de ciências; a articulação entre educação básica e o ensino superior e a possibilidade de novas experiências de ensino e aprendizagem no ensino médio. Percebemos que os estudos sobre as especificidades formativas da IC para alunos de ensino médios ainda são escassos e que o maior diálogo entre as instituições de ensino superior e as escolas seria de grande importância para ampliar as potencialidades desses programas.

Biografia do Autor

Isabel Van Der Ley Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do setor de Ciências Biológicas do Colégio de Aplicação da UFRJ. Doutoranda do departamento de educação da PUC-Rio.

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Publicado

2018-03-26

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS