A História e os objetivos da Iniciação Científica no Ensino Médio: uma análise a partir dos programas do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Iniciação Científica, Ensino Médio, Formação Científica.Resumo
Este trabalho pretende discutir os sentidos da iniciação científica no ensino médio (IC-EM). Considerando a IC-EM como uma experiência em que o aluno tem a possibilidade de vivenciar as etapas do fazer científico, pretendemos discutir os significados formativos dessa atividade. Para tanto, traçamos um histórico do surgimento da IC-EM e analisamos os programas existentes no Estado do Rio de Janeiro. Todos esses programas parecem reproduzir os objetivos da IC feita por alunos de graduação, na medida em que indicam a possibilidade da IC-EM “despertar vocações científicas” e de levar o aluno a vivenciar o fazer científico. Entretanto, esses programas também possuem objetivos próprio, que apontam para o diálogo entre a IC-EM e a melhoria do ensino de ciências; a articulação entre educação básica e o ensino superior e a possibilidade de novas experiências de ensino e aprendizagem no ensino médio. Percebemos que os estudos sobre as especificidades formativas da IC para alunos de ensino médios ainda são escassos e que o maior diálogo entre as instituições de ensino superior e as escolas seria de grande importância para ampliar as potencialidades desses programas.
Referências
BESSA, E. Desenvolvimento de um projeto científico prático em biotecnologia para alunos do ensino médio. [Dissertação de Mestrado] Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
BRASIL. Lei n. 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF, 1968.
BRASIL. COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROMOVER ESTUDOS E PROPOSIÇÕES PARA A REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO - CEENSI. Projeto de lei no 6840 de 27 de novembro de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento., 2013.
BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer no 977/65. Definição dos cursos de pós-graduação. Brasília, DF, 1965.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Resolução Normativa no17 de 13 de julho de 2006. Estabelece regras para a concessão de bolsas, 2006.
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei no 13415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 2017.
FERREIRA, M. S. Iniciação científica no ensino médio: reflexões a partir do campo do currículo. In: FERREIRA, M. C. (Ed.). . Juventude e Iniciação Científica: políticas públicas para o ensino médio. 1a ed. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010. p. 229–237.
FILIPECKI, A.; BARROS, S. D. S.; ELIA, M. D. F. A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio. Ciência & Educação, v. 12, n. 2, p. 199–217, 2006.
GOUVÊA, F.; MENDONÇA, A. W. P. C. A contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da Pós-graduação no Brasil: um percurso com os boletins da CAPES. Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 111–132, 2006.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A Vida do Laboratório, a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1997.
MARTINS, C. B. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, v. 30, n. 106, p. 15–35, 2009.
MARTINS, G. Formação Científica e Ensino Médio. [s.l.] Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. ESTUDOS SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL : UMA REVISÃO. Cadernos de Pesquisa, v. 40, p. 173–197, 2010.
___. Iniciação Científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. 1a ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2015.
MATOS, M. et al. Iniciação Científica Júnior na escola: Desafios e possibilidadesVI Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 02 (RJ/ES). Anais...Rio de Janeiro: 2012
NEVES, R. M. C. DAS. Lições da iniciação científica ou a pedagogia do laboratório. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 8, n. 3, p. 71–97, 2001.
ROMÊO, J. R. M.; ROMÊO, C. I. M.; JORGE, V. L. Estudos de pós-graduação no brasil. UNESCO, p. 75, 2004.