Em busca de novas possibilidades nas aulas de educação física: práticas circenses no Colégio de Aplicação

Autores

  • Lina Ribeiro Venturieri Colégio de Aplicação, UFSC
  • Angélica Caetano Colégio de Aplicação, UFSC

Resumo

Devido a uma série de fatores históricos, os esportes e a ginástica foram, por muito tempo, adotados como os principais conteúdos trabalhados na Educação Física escolar do Brasil. A sociedade atual, influenciada muitas vezes pela mídia, valoriza demasiadamente o esporte, que é competitivo e símbolo de boa forma. Porém, muitos autores defendem a educação física como uma disciplina tratante da cultura corporal, ampliando o olhar restrito do conteúdo esportivo hegemônico na Educação Física. A partir dessa observação, ocorreu-nos o seguinte questionamento: por que, além do esporte e da ginástica, não são incluídas outras práticas corporais nos conteúdos da disciplina de educação física? Com o intuito de contestar essa visão hegemônica do esporte como sinônimo de Educação Física, decidimos realizar um projeto de pesquisa que avaliasse e propusesse a inserção de práticas corporais no âmbito da educação física escolar, focando especialmente nas práticas relacionadas à arte circense. Para analisar as possibilidades de inserção e aceitação de atividades relacionadas às práticas circenses como conteúdo no programa curricular da Educação Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, alunos de 14 a 18 anos responderam um questionário, participantes e não participantes das Oficinas de Atividades Circenses que ocorrem como projeto de extensão da UFSC/DAEX e professores da referida disciplina em questão. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, os alunos em geral aceitaram a proposta da inclusão das atividades circenses na Educação Física, assim como todos os professores entrevistados alegaram ser favoráveis à mesma.

Palavras-chave: Educação Física, práticas circenses, cultura corporal.

Referências

BARBANTI, Valdir. O que é Educação Física. Disponível em:<http://www.eeferp.usp.br/paginas/docentes/Valdir/O%20que%20e%20Educacao%20Fisica.pdf>Acessado em 12 de junho de 2012, às 20:15.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARAMÊS, Aline de Souza. et al. Atividades Circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer. Rev. Motrivivência, ano XXIV, n. 39, p. 177-185, 2012.

CHAGAS, Eliane. Pardo. Esporte de Lazer – Esporte de rendimento: análise de seus pressupostos. Rev. Motrivivência. p. 101- 104, junho/1989.

COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Histórico do CA. Disponível em: <http://www.ca.ufsc.br/historico-do-ca/>, Acessado em 8 de janeiro de 2013.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez Editora, 1992.

MATTOS, Mauro Gomes e NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

MENDES, Diego Souza. Luz, Câmara e Pesquisa-ação: a inserção da mídia-educação na formação contínua de professores de Educação Física. 2008. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). CDS/UFSC. Florianópolis: UFSC, 2008.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Rev. Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MUNHOZ, Janaína de Freitas e RAMOS, Glauco Nunes. O Circo nas aulas de Educação Física: Sua aplicação em uma escola pública no estado de São Paulo, s.d. Disponível em: http://www.eefe.ufscar.br/pdf/2a/munhoz.pdf. Acessado em: 25 de setembro de 2012.

PIRES, Giovani De Lorenzi e NEVES, Annabel. O trato com o conhecimento esporte na formação em Educação Física: possibilidades para sua transformação didático-metodológica. In: KUNZ, E. (org.) Didática da Educação Física v. 2, Ijuí (RGS): Editora Unijuí. 2005.

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco. O processo de esportivização. Resumo. SEE-MG/2005.

SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: UNICAMP, 1996. Tese (doutorado)

SOUZA, Eustáquia Salvadora de e ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Caderno Cedes, ano XIX, n. 48, agosto/1999.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio et. al. Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 2, junho, 2011.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA