DA TEORIA À SOBREMESA: EXPLORANDO A QUÍMICA DO PONTO DE CONGELAMENTO NA PRODUÇÃO DE SORVETE DE LARANJA

Autores/as

Palabras clave:

Experimentação prática, Propriedades Coligativas, Crioscopia, Ensino de Química, Aprendizagem significativa

Resumen

Este estudo abordou a importância da experimentação prática no ensino das propriedades coligativas, com foco na Crioscopia, utilizando o processo de fabricação de sorvete de laranja como atividade didática. Através da adição de sal ao gelo, os alunos puderam vivenciar na prática o efeito crioscópico, compreendendo como a redução da temperatura de fusão permite a formação do sorvete. O experimento foi conduzido com materiais de baixo custo e fácil acesso, viabilizando sua realização em sala de aula. Os resultados obtidos a partir de um questionário investigativo revelaram que a prática foi bem recebida pelos alunos, despertando interesse, curiosidade e promovendo uma experiência de aprendizado positiva. A maioria dos alunos avaliou a atividade como excelente e afirmou que contribuiu para seu interesse em Química. Conclui-se, portanto, que a experimentação prática, aliada à contextualização dos conteúdos, pode ser uma estratégia eficaz para o ensino das propriedades coligativas, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e estimulando o interesse dos alunos pela disciplina.

Biografía del autor/a

Iwine Joyce Barbosa de Sá Hungar Faria, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse - SP.

Raphael Salles Ferreira Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Química no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Marcus Vinícius Hungaro Faria, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Química no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Marcelo de Souza Fortes, Universidade Federal Fluminense

Licenciado e Bacharel em Química e Químico Industrial pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor de Química no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Citas

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

AZEVEDO, B. A. Quem conta um conto aumenta um ponto: histórias criadas a partir de ditados populares. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

ESCOLA GOVERNADOR BARBOSA LIMA. Livro fruto das produções textuais dos alunos do 6º ano A. Recife. 05 set. 2023. Instagram: @escolagov.barbosalima. Disponível em https://www.instagram.com/p/Cw0auiWs5sR/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 16 jan. 2024.

ESCOLA GOVERNADOR BARBOSA LIMA. Finalização do período de regência do residente Mario, da UFRPE. Recife. 21 set. 2023. Instagram: @escolagov.barbosalima. Disponível em https://www.instagram.com/p/CxdpjB2rAef/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 17 jan. 2024.

FREIRE, P. A importância do ato de Ler: em três artigos que se completam. 44 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio De Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio De Janeiro; São Paulo: Paz E Terra, 2019.

Grupo Autêntica. Ditados populares inspiram poemas e contos para jovens. C2024. Disponível em: https://grupoautentica.com.br/fique_por_dentro/releases/ditados-populares-inspiram-poemas-e-contos-para-jovens/213. Acesso em: 12 jan. 2024.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Edital Interno Nº 33/2022. [Processo para Seleção de Residentes do Programa de Residência Pedagógica/UFRPE 2022]. Recife, set. 2022.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, SP: Cortez: Autores Associados, 1986.

Publicado

2024-07-11

Número

Sección

ARTIGOS CIENTÍFICOS