O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Metodologias ativas, Aprendizagem

Resumo

Este artigo investiga o uso de metodologias ativas na alfabetização e no letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses processos, indissociáveis, envolvem a aquisição da leitura e da escrita. A pesquisa fundamenta-se em Soares (2022, 2023), Tfouni (2010), Moran (2018, 2019), Avellar e Santos (2022) e Prodanov e Freitas (2013). Diante da dificuldade de muitas crianças em se expressar por meio da leitura e da escrita, questiona-se: metodologias ativas contribuem para a alfabetização e o letramento? A pesquisa qualitativa de campo utilizou questionários aplicados a seis professoras do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que tais metodologias favorecem a aprendizagem, tornando os alunos mais ativos e as aulas mais dinâmicas.

Biografia do Autor

Allan Figueiredo, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Pernambuco, Centro de Educação/Recife. Professor efetivo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Dra. Josefina Demes, Floriano-PI. E-mail: allanfigueiredo@frn.uespi.br

Nicole Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Dra. Josefina Demes, Floriano-PI. E-mail: nicolecs859@gmail.com

Referências

AVELLAR, A. C.; SANTOS , M. S. . Aprendizagem ativa: metodologia aplicada no processo da alfabetização e letramento. Concilium, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 28–43, 2022. DOI: 10.53660/CLM-276-305. Disponível em: <https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/276>. Acesso em: 15 maio.

COSTA, Heron Salazar; SILVA, Sávio Oliveira da. A epistemologia da gamificação e seus desafios para a educação. Sobre Tudo, v. 14, n. 2, p. 52- 77, 2023.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

GOMES, G. S.; MOTA, M. V.. Metodologias Ativas na Prática Docente. CEAD - Coordenadoria de Educação Aberta, 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MONTEIRO, E. S.; CORREIA, F. M.; NANTES, E. A. S.. Metodologias ativas e sua importância no processo de alfabetização de crianças. Research, Society and Development, v. 9. 2020.

MORAN, J; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo. Editora Brasil. 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. De. Metodologias do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. - 2 ed. – Novo

Hamburgo: Fevale, 2013.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. - 7. ed. 6ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2023.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. – 1. ed., 7ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2022.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. – 3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9.ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2025-07-30