AMOR E ENSINO
uma proposta de aplicação da Teoria das Cores do Amor na prática pedagógica
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Relações Interpessoais, Teoria das Cores do amorResumo
Este ensaio explora a aplicação da Teoria das Cores do Amor de John Alan Lee na prática pedagógica, analisando como os seis estilos de amor (Eros, Ludos, Storge, Pragma, Mania e Ágape) podem influenciar as dinâmicas das relações. Através de uma abordagem teórica e reflexiva, o texto propõe que, ao integrar esses estilos na prática pedagógica, é possível aprimorar a relação professor-aluno, criando um ambiente de aprendizagem que favoreça o respeito mútuo, a confiança e a colaboração. Este breve ensaio argumenta que a compreensão dos diferentes estilos de amor pode ajudar os educadores a melhor atender às necessidades emocionais e intelectuais dos alunos, promovendo uma educação mais humanizada, que valorize a diversidade e o respeito às individualidades. Além disso, ao considerar as diferentes formas de afeto, a prática pedagógica pode se tornar mais sensível às necessidades emocionais dos estudantes, contribuindo para seu bem-estar geral e seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Dessa forma, ao aplicar a Teoria das Cores do Amor, os educadores têm a oportunidade de cultivar uma educação mais holística, que não apenas ensina conteúdos, mas também apoia a formação integral dos indivíduos.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade/bell hooks. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla, v. 2, 2013.
LEE, John Alan. A typology of styles of loving. Personality and social psychology bulletin, v. 3, n. 2, p. 173-182, 1977.
LEE, John Alan. A Psicologia do Amor. New Haven: Yale University Press, 1988.
MARTINS-SILVA, Priscilla de Oliveira et al. Theories about love in the field of Social Psychology. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 1, p. 16, 2013.
NETO, Felix. Love styles: A cross-cultural study of British, Indian, and Portuguese college students. Journal of comparative family studies, v. 38, n. 2, p. 239-254, 2007.
OLIVEIRA, Edina Castro de. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 10.