MULHERES NA LITERATURA

UMA LEITURA DE PERSONAGENS FEMININAS E SUA BUSCA POR UM LUGAR NA SOCIEDADE

Autores

Palavras-chave:

Literatura feminina, perfeccionismo, Literatura Comparada

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir e analisar três obras de três grandes autoras da literatura, Virginia Woolf, com um teto todo seu (1929; 2014) Charlotte Brontë, com Jane Eyre (1847; 2021) e Emily Brontë, com O morro dos ventos uivantes (1847; 2018). Analisaremos nas obras três personagens femininas importantes: Mary Beton, Jane Eyre e Catherine Earnshaw. Serão explorados elementos como o papel das protagonistas na quebra de estereótipos femininos, sua busca por liberdade e autodeterminação, os desafios enfrentados por elas e como suas histórias contribuem para um entendimento mais amplo da condição feminina na literatura e na sociedade da época. Como resultado de uma pesquisa de PIBIC-EM realizada entre 2022 e 2023, esta análise permite compreender como a literatura foi um espaço de resistência e empoderamento para as mulheres, mesmo diante do perfeccionismo e das restrições sociais impostas nos séculos anteriores.

Biografia do Autor

Sara Gonçalves Rabelo, IF Goiano

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa no Instituto Federal Goiano – Campus Campos Belos.

Laís Moreira do Nascimento, IF Goiano

Técnica em Informática pelo Instituto Federal Goiano – Campus Campos Belos. Atualmente cursa Direito na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Referências

BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo. 1. Fatos e Mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BONNICI, T. Teoria e crítica literária feminista: conceitos e tendências. Maringá: Eduem, 2007.

BRONTË, C. Jane Eyre. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

BRONTË, E. O morro dos ventos uivantes. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

DAVIES, S. Emily Brontë: heretic. London: The Women‟s Press, 1999.

DUARTE, C. L. O cânone literário e a autoria feminina. In: AGUIAR, N. (Org.) Gêneros e Ciências Humanas: desafio às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1997.

GALBIATI, M.A. Revendo o gênero: a representação da mulher no Bildunsgsroman feminino contemporâneo. 2013. 120 f. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto.

GILBERT, S.; GUBAR, S. The Norton anthology of literature by women: the traditions in English. New York: Norton & Company, 1996.

WOOLF, V. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA