PERCURSOS FORMATIVOS: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA E A ESCRITA LITERÁRIA NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Residência pedagógica, Iniciação à docência, Língua Portuguesa

Resumo

Este relato discorre sobre as minhas experiências como residente no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no contexto de sua iniciação à docência em Língua Portuguesa, durante sua formação em Licenciatura em Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Seu objetivo é descrever e refletir sobre as atividades realizadas no Programa, com base em vivências na escola-campo, em observações e em reflexões pessoais, visando à transposição do aprendizado acadêmico para a prática docente cotidiana, ao abordar a condução de aulas, de atividades e de avaliações. Além disso, o relato discute a concepção e a execução de um projeto didático envolvendo a elaboração de um livro de contos e de poemas durante as aulas do Programa. Destaca-se, ainda, a relevância da residência pedagógica como um componente enriquecedor da formação acadêmica e profissional dos licenciandos, proporcionando uma imersão significativa no ambiente escolar, especialmente para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de experienciar a prática em sala de aula.

Biografia do Autor

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Federal Rural de Pernambuco

Dawsley Mario Silva Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Produção Textual para ensino médio no Educandário Carlos

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Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS