RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA

UM DESAFIO DE LETRAMENTO NÃO TÃO NOVO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Residência. Pedagógica. Escola.

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões de dois discentes do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) que emergem das experiências vivenciadas no contexto da Residência Pedagógica, desenvolvida na Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant, na cidade de Diamantina-MG, sob a orientação das professoras Vitória Azevedo da Fonseca (UFVJM) e Sinara Mourão(SEE-MG). A Residência Pedagógica, um programa de formação de professores visa a imersão dos licenciandos no ambiente escolar cotidiano para que os mesmos possam vivenciar, de forma integrada, o ambiente escolar. Neste processo, os residentes têm a oportunidade de imergir em diversos contextos educacionais, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências essenciais à sua futura atuação como docentes. O residente, durante o período da residência, atua sob a supervisão de um professor orientador, que auxilia na elaboração de planos de aula, na análise crítica das práticas pedagógicas e na avaliação dos resultados obtidos. Dentre as atividades desempenhadas, destacam-se a observação das aulas, a participação efetiva no processo educacional, o planejamento e a participação ativa em atividades pedagógicas, além da concepção e execução de projetos educacionais. No presente caso, a partir do processo de observação e das experiências em sala de aula, identificou-se um desafio significativo nos sextos anos, relacionado à defasagem no letramento dos alunos. Esse problema suscitou inquietações quanto às possibilidades de intervenção, no âmbito da Residência Pedagógica, bem como na maneira de contribuir para a formação desses estudantes, em consonância com o papel futuro dos residentes enquanto professores. Desta maneira, a partir de trocas de ideias e sugestões, principalmente de um professor da Pedagogia, foi escolhido implementar a ideia da “Mala Viajante”. As ações desenvolvidas foram implementadas nas turmas de sexto ano do ensino fundamental, com foco na disciplina de história, e engajando-se na melhoria do desempenho dos alunos. Para estímulo à leitura foram selecionados títulos de livros adequados àqueles estudantes, com temáticas do âmbito da disciplina História, e construído um pequeno livreto no qual os estudantes deveriam registrar suas impressões de leitura. E assim, houve o estímulo dos residentes para que cada vez mais estudantes escolhessem livros, levassem para suas casas em uma maleta do projeto, e, registrassem suas impressões no livreto.

Biografia do Autor

Vitória Azevedo Fonseca, UFVJM

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora  da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri das disciplinas de ensino e estágio.

Andressa Mendes Carvalho, UFVJM

Graduanda em História pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Brendon Kawai Silva Coelho, UFVJM

Graduando em História pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire: educar para transformar. 2005

DE FREITAS, Mônica Cavalcante; DE FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. A residência pedagógica e sua contribuição para a formação docente. Ensino em perspectivas , v. 1, não. 2 P. 1-12, 2020.

DE LIMA MONTEIRO, Jorge Henrique et al. O Programa de Residência Pedagógica: dialética entre teoria e prática. HOLOS , v. 3, pág. 1-12, 2020.

DE SOUZA, Éder Cristiano. Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática. Revista Acadêmica Licencia&acturas, v. 3, n. 2, p. 85-92, 2015.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Julio Emilio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido (17. Ed.). Paz e Terra.

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. Letramento (s) histórico (s): Uma proposta plural para o ensino e a aprendizagem de História. Revista Territórios e Fronteiras, v. 13, n. 2, p. 275-301, 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS