DA TEORIA À SOBREMESA: EXPLORANDO A QUÍMICA DO PONTO DE CONGELAMENTO NA PRODUÇÃO DE SORVETE DE LARANJA
Palavras-chave:
Experimentação prática, Propriedades Coligativas, Crioscopia, Ensino de Química, Aprendizagem significativaResumo
Este estudo abordou a importância da experimentação prática no ensino das propriedades coligativas, com foco na Crioscopia, utilizando o processo de fabricação de sorvete de laranja como atividade didática. Através da adição de sal ao gelo, os alunos puderam vivenciar na prática o efeito crioscópico, compreendendo como a redução da temperatura de fusão permite a formação do sorvete. O experimento foi conduzido com materiais de baixo custo e fácil acesso, viabilizando sua realização em sala de aula. Os resultados obtidos a partir de um questionário investigativo revelaram que a prática foi bem recebida pelos alunos, despertando interesse, curiosidade e promovendo uma experiência de aprendizado positiva. A maioria dos alunos avaliou a atividade como excelente e afirmou que contribuiu para seu interesse em Química. Conclui-se, portanto, que a experimentação prática, aliada à contextualização dos conteúdos, pode ser uma estratégia eficaz para o ensino das propriedades coligativas, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e estimulando o interesse dos alunos pela disciplina.
Referências
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
AZEVEDO, B. A. Quem conta um conto aumenta um ponto: histórias criadas a partir de ditados populares. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
ESCOLA GOVERNADOR BARBOSA LIMA. Livro fruto das produções textuais dos alunos do 6º ano A. Recife. 05 set. 2023. Instagram: @escolagov.barbosalima. Disponível em https://www.instagram.com/p/Cw0auiWs5sR/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 16 jan. 2024.
ESCOLA GOVERNADOR BARBOSA LIMA. Finalização do período de regência do residente Mario, da UFRPE. Recife. 21 set. 2023. Instagram: @escolagov.barbosalima. Disponível em https://www.instagram.com/p/CxdpjB2rAef/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 17 jan. 2024.
FREIRE, P. A importância do ato de Ler: em três artigos que se completam. 44 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio De Janeiro; São Paulo: Paz & Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio De Janeiro; São Paulo: Paz E Terra, 2019.
Grupo Autêntica. Ditados populares inspiram poemas e contos para jovens. C2024. Disponível em: https://grupoautentica.com.br/fique_por_dentro/releases/ditados-populares-inspiram-poemas-e-contos-para-jovens/213. Acesso em: 12 jan. 2024.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Edital Interno Nº 33/2022. [Processo para Seleção de Residentes do Programa de Residência Pedagógica/UFRPE 2022]. Recife, set. 2022.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, SP: Cortez: Autores Associados, 1986.