AS RELAÇÕES COM OS OBJETOS SÃO ENCHARCADAS DE VIDA

ENTRECRUZANDO EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS

Autores

Palavras-chave:

objeto; rememoração; história local; ensino de história.

Resumo

Neste artigo compartilhamos uma experiência educativa construída no programa de mestrado PROFHISTÓRIA e desenvolvida com crianças do 4° ano do Ensino Fundamental I. Os aportes teórico-metodológicos dessa atividade formativa se pautaram no diálogo entre os sujeitos – estudantes – e objeto – artefato museológico – no entrecruzamento de tempos e espaços. Com esse propósito, colocamos em movimento um exercício dialogal das crianças com os objetos históricos, de forma a estimular práticas de rememoração, através das suas experiências vividas. Com as narrativas produzidas pelos estudantes, compomos mônadas, o aporte teórico metodológico do filósofo Walter Benjamin. Tais ações foram promovidas como leitura a contrapelo das narrativas hegemônicas da história local e permitiram uma (re)aproximação do objeto através das experiências vividas das crianças. Nas experiências com os objetos históricos, percebemos a presença de tradições familiares e as crianças destacaram a importância das relações sociais coletivas e afetivas para elas. Na rememoração, as crianças puderam (re) elaborar novos sentidos e, desse modo, vieram à tona outras narrativas, histórias e memórias da história local, além da pluralização dos sentidos, inclusive relativos à temporalidade.

 

Biografia do Autor

Cyntia Simioni França, Unespar

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).  idade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Maíra Wencel Ferreira Santos, Unespar

Mestra em Ensino de História pela Universidade Estadual do Paraná. Atualmente é professora de História na rede municipal de ensino de Campo Mourão-PR e no curso de História da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

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Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS