EDUCAÇÃO DO CAMPO
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E AS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLAS
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Escola Família AgrícolaResumo
Este trabalho pretende traçar aspectos históricos e pedagógicos da política educacional de implementação das Escolas Famílias Agrícolas. Tais instituições utilizam como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, uma experiência voltada aos jovens de área rural, em regime de internato, abarcando educação básica e profissional, formando lideranças e buscando o desenvolvimento agrícola. O projeto das Escolas Famílias Agrícolas surgiu na França, em 1935, ligado à Igreja Católica e expandiu-se por diversas partes do mundo. O modelo surgiu no Brasil em 1968 no Espírito Santo. Com este trabalho acredita-se ser possível compreender a relação dos sujeitos escolares com a pedagogia praticada em tais locais.
Referências
ANJOS, Flávio Sacco dos; CALDAS, Nádia Velleda. Da medida do rural ao rural sob medida: representações sociais em perspectiva. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 21, n. 2, pp. 385-402, abr/jun. 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CAVALCANTE, Márcia Suany Dias; PINHO, Maria José de; ANDRADE, Karylleila dos Santos. Interdisciplinaridade e livro didático: interfaces (im) possíveis? Revista do GELNE, Natal/ RN, v. 17, n. 1/2, p. 213-234, 2015.
FONSECA, Aparecida Maria. Desafios e Perspectivas na formação dos profissionais da Escola Família Agrícola. Anpae, 2007. Disponível em: http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/43.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2017.
GODINHO, Edna Maria Silva Oliveira. Pedagogia Da Alternância. 2008. Disponível em: http://webartigos.com/artigos/pedagogia-da-alternancia/3845. Acesso em: 14 de junho de 2017.
GODOY DO NASCIMENTO, Claudemiro. Educação, Cidadania e Políticas Sociais: a luta pela educação básica do campo em Goiás. Revista Iberoamericana de educação. 2004.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro, Vozes, 2011.
TALASKA, Alcione; SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da; ETGES, Virginia Elisabeta. Cidade e campo: para além dos critérios e atributos, as relações e contradições entre o urbano e o rural. Anais: Encontros Nacionais da ANPUR, v. 15, 2013.
TEDESCO, Juan Carlos. Educación y justicia social em América Latina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, Universidad Nacional de San Martín, 2012.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 227-242, maio/ago 2008.
VEIGA, José Eli da. A dimensão rural do Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, vol. 12, n. 1, pp. 71-94, 2004.
VEIGA, José Eli da. Nascimento de outra ruralidade. Estudos Avançados, vol.20, n.57, pp. 333-353, 2006.