EDUCAÇÃO DO CAMPO

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E AS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLAS

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Escola Família Agrícola

Resumo

Este trabalho pretende traçar aspectos históricos e pedagógicos da política educacional de implementação das Escolas Famílias Agrícolas. Tais instituições utilizam como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, uma experiência voltada aos jovens de área rural, em regime de internato, abarcando educação básica e profissional, formando lideranças e buscando o desenvolvimento agrícola. O projeto das Escolas Famílias Agrícolas surgiu na França, em 1935, ligado à Igreja Católica e expandiu-se por diversas partes do mundo. O modelo surgiu no Brasil em 1968 no Espírito Santo. Com este trabalho acredita-se ser possível compreender a relação dos sujeitos escolares com a pedagogia praticada em tais locais.

Biografia do Autor

Leandro Garcia Pinho, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF) e Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Coordenador da disciplina Fundamentos da Educação III do Consórcio CEDERJ/CECIERJ para os polos de Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Itaocara, Natividade, Macaé e Bom Jesus do Itabapoana. Integra a equipe de pesquisadores do Projeto de Educação Ambiental PEA Pescarte (UENF). 

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Publicado

2024-07-11

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS