DISCURSOS E INTERDISCURSOS DE PROFESSORES HOMOSSEXUAIS
Palavras-chave:
Homossexualidade, Discurso, Interdiscurso, Professor, EscolaResumo
Propusemo-nos, neste artigo, a investigar os discursos e os interdiscursos de professores homossexuais acerca de sua sexualidade no contexto escolar, sendo esses, professores de escolas estaduais do município de Jales-SP. Isso com o objetivo de verificar e entender os discursos e interdiscursos do professor homossexual dentro da escola, se ele se expõe ou tem de se silenciar sobre sua realidade, além disso, entender como o discurso do “outro” pode moldar suas identidades. A pesquisa se dá em consonância aos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de orientação francesa, sendo, portanto uma pesquisa qualitativa. Para isso, usamos como recurso de pesquisa, questionários impressos e entrevistas semiestruturadas com o fito de melhor discutirmos o tema em questão e analisarmos os discursos desses professores. Ressaltamos que o presente artigo faz parte da pesquisa de dissertação de Mestrado, em andamento, vinculado ao XXXXXX (XXXXX) intitulada “Discurso de Professores Homossexuais: Dentro ou Fora do Armário”. Assim sendo, concluímos que os professores homossexuais trazem em seus discursos vivências de controle por parte da escola, assim como em suas memórias; há professores que, por conta dos discursos conservadores predominantes nos espaços escolares, decidem ou são colocados para dentro do armário, sendo uma maneira de se resguardarem da homofobia e se pouparem de serem vistos como desviantes ao conservadorismo predominante nas escolas.
Referências
ALENCAR, L. Sexualidades e gênero: Breve estudo acerca da homofobia e heteronormatividade. Revista MovimentAção, [s.l], v. 02, n. 01, p. 01-15, 2015. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ movimentacao/article/view/3430>. Acesso em: 24 mar. 2021.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Biblioteca Universal Presença, 1970.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Subjetividade, argumentação, polifonia: a propaganda da Petrobrás. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
CORACINI, M.J. R. F. A celebração do outro. Arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
CRUZ, Elisabete F. “Quem leva o nenê e a bolsa?”: o masculino na creche. In: ARILHA, Margareth; RIDENTI, Sandra G. U. e MEDRADO, Benedito (Orgs.). Homens e masculinidades: outras palavras. São Paulo: Editora 34, 1998. p. 235-355.
FERNANDES. Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Tradução de Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1977a.
_______. Estratégia, Poder-saber. Ditos e Escritos. Vol. IV. Rio de Janeiro: Forense, 1977b.
_______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
_______. A ordem do discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.
_______. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução de Eduardo Brandão. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_______. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2022. Jales-SP: IBGE, 2023.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2.ed. 2000.
NOVO, A. L. C. O armário na escola: regimes de visibilidade de professoras lésbicas e gays. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2009.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, n. 28, p. 19-54, jan./jun. 2007.