ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE
UMA TRILHA SENSORIAL PARA PERCEPÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Palavras-chave:
Crianças, Pré-escola, Educação Física, Educação AmbientalResumo
A prática de atividades físicas ao ar livre gera benefícios na saúde física e mental. Um ambiente arborizado, livre de todo tipo de poluição contribui de forma significativa para esta melhoria. As crianças, no convívio escolar compartilham de informações fundamentais para se tornar disseminadores de ideias. Por isso, trabalhar a educação ambiental desde a pré-escola contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, agentes de transformações. Este trabalho, descreve uma sequência de atividades didáticas desenvolvidas com uma turma da pré-escola durante uma aula de educação física. Através de trilhas sensoriais, as práticas elaboradas pela professora fazem alusão a dois ambientes opostos, com referência a uma natureza preservada e outra, com indícios de poluição. Um jogo didático também foi desenvolvido com as crianças, de forma a aplicar o conhecimento construído durante essas aulas. A participação dos estudantes gerou entusiamo e contribuiu para a formação desses sujeitos, que apesar da pouca idade manifestaram seus conhecimentos através das suas falas e atitudes.
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