ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE

UMA TRILHA SENSORIAL PARA PERCEPÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Pré-escola, Educação Física, Educação Ambiental

Resumo

A prática de atividades físicas ao ar livre gera benefícios na saúde física e mental. Um ambiente arborizado, livre de todo tipo de poluição contribui de forma significativa para esta melhoria. As crianças, no convívio escolar compartilham de informações fundamentais para se tornar disseminadores de ideias. Por isso, trabalhar a educação ambiental desde a pré-escola contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, agentes de transformações. Este trabalho, descreve uma sequência de atividades didáticas desenvolvidas com uma turma da pré-escola durante uma aula de educação física. Através de trilhas sensoriais, as práticas elaboradas pela professora fazem alusão a dois ambientes opostos, com referência a uma natureza preservada e outra, com indícios de poluição. Um jogo didático também foi desenvolvido com as crianças, de forma a aplicar o conhecimento construído durante essas aulas. A participação dos estudantes gerou entusiamo e contribuiu para a formação desses sujeitos, que apesar da pouca idade manifestaram seus conhecimentos através das suas falas e atitudes.

Biografia do Autor

Fernanda Saccomori, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professora do EBTT e Magistério Superior do Instituto Federal Farroupilha/Campus Júlio de Castilhos.

Leticia Saccomori, Escola Municipal Presidente Vargas

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional Integrada, e especialista em Psicomotricidade. Atualmente é Professora da Escola Municipal Presidente Vargas, de Gaurama-RS.

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES