O PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA PRÁTICO SOBRE CINÉTICA QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Ensino Médio, Resolução de Problemas, Planos de investigação, Cinética Química

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e teve como objetivo examinar a qualidade dos planos de investigação construídos por estudantes para solucionar um problema prático envolvendo conceitos de cinética química. Participaram da pesquisa, 186 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. Discute-se o papel de atividades didáticas, organizadas como um processo de resolução de problemas abertos, como uma estratégia de ensino valiosa para a construção do conhecimento químico e o desenvolvimento de habilidades relativas ao processo de investigação. A avaliação dos planos produzidos revela que a maioria dos grupos de alunos elaborou planos incipientes, o que indica as dificuldades enfrentadas pelos participantes ao elaborar estratégias para resolver o problema prático. São discutidas as potencialidades e limitações das atividades desenvolvidas, bem como suas implicações para o ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Alessandro Damásio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Everton, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Química e graduando em Ciências Biológicas pela UFSJ. Servidor Público na Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. 

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA