GRAMÁTICAS: TIPOS, ANÁLISE E ENSINO DE PRONOMES PESSOAIS
Palavras-chave:
Ensino de Gramática, Variação Linguística, Pronomes Pessoais, Pedagogia da Variação LinguísticaResumo
Abordamos variadas formas de percepção do termo gramática (cf. ANTUNES 2007) e como os pronomes pessoais são trabalhados em livros de gramática comumente usados em escolas a fim de propormos uma abordagem de ensino sob perspectiva metodológica da pedagogia da variação linguística (cf. BORTONI-RICARDO 2005, 2011, 2014, 2021 e FARACO 2008, 2015, ZILLES & FARACO, 2017). O presente artigo está dividido em dois eixos: i) o uso do termo gramática em algumas concepções normativas e linguísticas (cf. FARACO 2008, 2022) e ii) a descrição dos pronomes pessoais em gramáticas escolares (cf. LOPES, OLIVEIRA e CARVALHO 2016). No primeiro eixo, apresentamos diferentes conceitos teóricos acerca do termo gramática e no segundo eixo, consideramos o termo como compêndio gramatical para fazer uma descrição dos pronomes pessoais em gramáticas escolares. Buscamos salientar a forma superficial com que os pronomes são abordados nesses compêndios sem uma base linguística. E procuramos trazer subsídios para estabelecer como professores da educação básica podem entender o termo gramática e sua aplicabilidade na língua dentro do cotidiano dos falantes, a partir do emprego dos pronomes. Nesse sentido, apresentamos a aplicação de uma oficina sobre variação estilística a partir de textos de gêneros diversificados. Nela os alunos identificam as formas variáveis de uso dos pronomes (caso reto e oblíquo) pelo viés da variação estilística de acordo com o nível mais ou menos formal da língua (SEVERO, 2014 e da HORA, 2014). Finalmente, remetemos aos resultados das discussões, realizadas na oficina e comentários sobre uma perspectiva de ensino pautada na variação.
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