ENTRE A ESPERANÇA E AS CONDIÇÕES MATERIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INGLÊS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino de Inglês, Pedagogia Crítica.Resumo
A pandemia da COVID-19 trouxe um enorme impacto em diversos âmbitos. Um deles foi a necessidade de estabelecer políticas de distanciamento social e, por conseguinte, grande parte das atividades começaram a ser realizadas de modo virtual. Uma dessas atividades foi o ensino que, em muitos locais, passou a ser realizado de modo remoto. Docentes e aspirantes à docência se viram diante da necessidade de lidar com uma realidade para a qual ainda não haviam sido preparados/as teórica e/ou experencialmente. Esse texto objetiva relatar e refletir sobre a experiência de um estágio supervisionado em língua inglesa dentro do referido contexto. O estágio ocorreu durante o segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021 com uma turma do 1º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A atuação pedagógica foi baseada em pressupostos da Pedagogia Crítica (FREIRE, 1987; FREIRE, 1996; HOOKS, 1994; GIROUX, 2011), da abordagem baseada em projetos (JORDÃO, 2014) e do letramento midiático crítico (NA e KIM, 2003). Partindo dessa experiência, esse texto terá como fio condutor duas perguntas: É possível realizar um estágio em inglês durante a pandemia de forma remota da perspectiva da Pedagogia Crítica? Como manter a esperança em meio ao desespero e dificuldades presentes nesse contexto? Essas questões são abordadas através da intersecção entre a compreensão das condições materiais (MARX, 2011; MARCUSE, 1970) e a esperança como imperativo existencial (FREIRE, 1997).
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