ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA UFPE

Autores

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Língua Portuguesa, Prática docente.

Resumo

A partir da consideração de que o ensino de Língua Portuguesa precisa estar ancorado numa perspectiva sociointeracionista, entendemos a necessidade de refletir sobre as diferentes perspectivas e possibilidades que a prática docente apresenta desde a formação inicial na graduação. Desse modo, este trabalho tem como objetivo abordar as escolhas teórico-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa, organizado por meio de projeto didático temático sobre o tema dos direitos humanos, com atividades de leitura, análise linguística e de outras semioses e produção de textos de forma articulada, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental como demanda do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III. Refletindo sobre as diferentes demandas que a prática docente requer, vivenciamos do período de observação e planejamento ao de regência um processo de compreensão sobre a atuação professoral mediante as relações construídas. Estruturado no período de observação e de regência, o presente relato aborda a perspectiva docente de duas estagiárias em única turma, compreendendo as ações e reflexões alcançadas na atuação docente, assim como os conhecimentos construídos com e pelos alunos.

Biografia do Autor

Gabriella Fernanda do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda no curso de Letra Português - Licenciatura pela UFPE.

Luiza Mirele Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda no curso de Letra Português - Licenciatura pela UFPE.

Juliana de Melo Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco – Doutora em Educação pela UFPE.

Referências

BRANDÃO, A. C. P. A. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T. F; BRANDÃO, A. C. P. (orgs) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CAVALCANTE, M. C. B; MELO, C. T. V. Gêneros orais na escola. In. SANTOS, C. F; MENDONÇA, M. CAVALCANTI, C. B. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KLEIMAN, Â. B.; CENICEROS, R. C.; TINOCO, G. A. Projetos de letramento no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A.de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2015.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: BRITO, K. S.; GAYDECZKA, B.; KARWOSKI, A. M. Gêneros textuais. Reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PERNAMBUCO. Secretário da Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental. Recife: A secretaria, 2019.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2011. ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade e de linguagens na escola. ROJO, R. e MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA