ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO-PRESENCIAIS (APNPS): DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM COMUNIDADES PRÁTICA EMERGENTES

Autores

Palavras-chave:

comunidades de prática emergentes, trabalho colaborativo, identidade profissional, ensino remoto, línguas adicionais

Resumo

Neste relato de experiência trazemos reflexões sobre nossas identidades enquanto professoras de língua adicional da Educação Básica e professoras formadoras na transição do ensino presencial para as Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs). Para isso, fazemos considerações sobre uma comunidade de prática que se formou neste contexto entre es professores de línguas adicionais da escola, e falamos também de desafios que enfrentamos nas nossas salas de aulas virtuais ao retomarmos o trabalho com es estudantes. Em seguida, nos debruçamos sobre conflitos surgidos na busca pelo desenvolvimento do trabalho colaborativo com alunas-professoras que iniciaram seus estágios curriculares neste contexto de APNPs. Por fim, refletimos sobre como nossas atitudes durante os feedbacks síncronos e assíncronos estão intimamente ligadas ao nosso constante desenvolvimento profissional.

 

Biografia do Autor

Renata Gomes Luis, Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de língua inglesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nadia Karina Ruhmke-Ramos, Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de língua inglesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BÜHRER, E. A. C. Identidade e hibridismo: Discutindo a condição de aluno-professor no estágio supervisionado em língua inglesa. 223 f. Tese de Doutorado. PRPPG, Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2012.

JOHNSON, K. E. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. New York: Routledge, 2009.

LORTIE, D. Schoolteacher: A Sociological Study. London: University of Chicago Press, 2002.

WENGER, E. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1998.

WIELEWICKI, H. G.; RUHMKE-RAMOS, N. K. Construção de uma Relação Orgânica e Simétrica entre Universidade e Escola: insights a partir da parceria no estágio curricular supervisionado em inglês no Colégio de Aplicação da UFSC. Em A. R. B. de Souza; L. D. Souto-Maior; L. J. Martins Filho; M. G. Soligo (Orgs.) Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estágio Curricular e Formação Docente. Florianópolis: Insular livros, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES