FRANCÊS E MATEMÁTICA JUNTOS EM AULA: ABORDAGENS NO ENSINO REMOTO DO CAP-UFRJ

Miriam de Andrade Levy, Ivo da Silva Knopp, Fernanda Pacobahyba

Resumo


Este artigo tem como objetivo examinar abordagens de professores a partir de uma experiência no 6° ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) inserida em um contexto de ensino remoto e que envolveu os setores curriculares de francês e matemática. Nesse sentido, este trabalho é desenvolvido por docentes que investigam, criticam e teorizam a sua própria prática, optando por fazê-lo a partir de um relato de experiência. Portanto, considera-se o contexto de pandemia do novo coronavírus e abordam-se  a interdisciplinaridade entre francês e matemática e as práticas docentes compartilhadas pelos autores como principal eixo de discussão, a partir do ponto de vista de trabalhos de referência neste assunto . Como conclusões, mostram-se outras possibilidades, além da convencional, de se conceber o espaço-tempo da aula, promovendo articulações entre suas disciplinas e com mais de um professor lecionando. Dessa forma, entende-se que a experiência examinada tensiona as concepções hegemônicas não só da sala de aula, como também dos próprios objetivos formativos da escola, considerando uma formação integral do estudante enquanto cidadão crítico e potencial transformador da realidade social.

Palavras-chave


Educação básica, Ensino remoto, Práticas docentes compartilhadas, Interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF

Referências


FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. — (Coleção Práxis)

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas – A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GIRALDO, Victor; MENEZES, Fabio; MANO, Vinicius; QUINTANEIRO, Wellerson; RANGEL, Letícia; MELO, Lucas; MATOS, Diego; DIAS, Ulisses; MOUSTAPHA, Bruna; COSTA NETO, Cleber Dias. Práticas Docentes Compartilhadas: Integrando Saberes Emergentes da Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática. In: CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade (org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática: desafios e perspectivas. 1. ed. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018a.

MORAN, José. A integração das tecnologias na educação. In: MORAN, José. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.