NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PANDEMIA: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO POR MEIO DO PROJETO ANANSE

Autores

  • Fabiana Giovani Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-5887-1058
  • Ana Lúcia Machado Professora do Colégio de Aplicação
  • Lucca Giovani de Oliveira aluno do Colégio de Aplicação

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, formação do leitor literário

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre o processo de alfabetização, letramento e formação do leitor literário por meio de um projeto de leitura denominado Ananse desenvolvido numa turma de segundo ano do Colégio de Aplicação da UFSC, no período de pandemia da Covid 19. Após apresentar um pouco do projeto, escolhemos e analisamos o diálogo instaurado com Ananse por um dos estudantes da turma através de suas produções escritas. A análise evidencia que o estudante tem se apropriado de elementos muito além do que o domínio do código escrito da língua, uma vez que a professora mediadora tem investido no processo de humanização ao ampliar o repertório cultural das crianças, além de possibilitar o momento de escuta e de fruição estética.

Biografia do Autor

Fabiana Giovani, Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina

Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP)

Ana Lúcia Machado, Professora do Colégio de Aplicação

Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP)

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES