PROJETO CHEIRO VERDE: VIVENCIANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO
Palavras-chave:
Relato de experiência. Estágio não obrigatório. Educação ambiental. Projeto Cheiro Verde.Resumo
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar e refletir acerca da experiência de estágio não obrigatório vivenciado por graduandos do curso de Geografia e do curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina na Educação Básica do Colégio de Aplicação/UFSC, no contexto do Projeto Cheiro Verde no Quintal da Escola. O Projeto desenvolve um trabalho educacional com crianças e adolescentes, visando a formação de indivíduos mais conscientes a temáticas ambientais, baseado na perspectiva de Agricultura Sintrópica, criada por Ernest Götsch, e de ecoalfabetização, de Frijof Capra. A relevância deste relato se dá na compreensão da significância que essa vivência trouxe aos bolsistas enquanto futuros profissionais docentes, permitindo a formação de educadores conscientes sobre as perspectivas ambientais. Serão expostas, de forma linear, conforme o ano letivo de 2019, as atividades desenvolvidas pelo Projeto Cheiro Verde, em que ocorreu a participação dos estagiários, em momentos que transitam entre observação e envolvimento ativo. O trabalho foi supervisionado pela Profª Mariza Konradt de Campos, coordenadora do Projeto, e pela Profª Maria Elza de Oliveira Lima, orientadora educacional e coordenadora conjunta do Projeto.Referências
CAPRA, Frijof. Milênio. Globo News: 09 abril. 2012. Entrevista concedida a Elizabeth Carvalho.
CAPRA, Frijof. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, A. (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p. 18-33.
CERRUTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. ReVEL na Escola: Alfabetização: mais que uma atribuição escolar, um compromisso político. ReVEL. Vol. 17, n. 33, 2019.
DE CAMPOS, Mariza Konradt; RODRIGUES, Cristiane Seimetz; LIMA, Maria Elza de Oliveira. Projeto Cheiro Verde no Quintal da Escola: alfabetização para e pelo meio ambiente. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 15, n. 31, p. 154-167, dez. 2018. ISSN 1807-0221. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2018v15n31p154>. Acesso em: 16 jun. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p154.
GÖTSCH, Ernst. Diferenças entre agricultura sintrópica e orgânica. Agenda GÖTSCH, 2018. Disponível em: <https://agendagotsch.com/pt/> Acesso em: 26 de jun. de 2020.
GÖTSCH, Ernst. Homem e Natureza: Cultura na Agricultura. Recife: Centro Sabiá, 1997.
º ANO A. Colégio de Aplicação CA UFSC. Plantas que atraem abelhas no quintal do CA. Florianópolis, 2019. Disponível em< https://www.flipsnack.com/ecoalfabetizao/plantas-que-atraem-abelhas-no-quintal-do-ca.html> Acessado em: 20 de jun. de 2020