EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO UMA ALTERNATIVA PARA AUMENTO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO AMBIENTE EXTRAESCOLAR

Mabliny Thuany, Thayse Natacha Gomes

Resumo


O objetivo do presente trabalho é identificar os fatores associados ao envolvimento em atividade física (AF) fora do ambiente escolar, com foco no papel desempenhado pelas aulas de Educação Física na adoção desse comportamento. Os dados provêm da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada no ano de 2015, e compreendeu a participação de 15632 adolescentes brasileiros, de ambos os sexos, com idades entre 13-17 anos. Foram utilizadas informações a respeito das características individuais (idade, índice de massa corporal), bem como o tempo médio acumulado, pelos estudantes, em AF durante as aulas de Educação Física e o tempo gasto em AF fora do ambiente escolar. A análise de regressão linear foi utilizada, com o tempo em AF extraescolar sendo a variável dependente. Os resultados indicam que meninos e sujeitos classificados como sobrepeso, bem como o avançar da idade e um maior tempo em AF nas aulas de educação física mostraram-se significativos para um maior tempo despendido em AF fora da escola. Tais resultados reforçam a relevância da disciplina educação física para o desenvolvimento da literacia motora dos estudantes, o que poderá ecoar em seu desenvolvimento a partir da adoção de hábitos ativos e saudáveis ao longo da vida, reduzindo as chances de desenvolvimento de doenças associadas a baixos níveis de AF e maior tempo em comportamento sedentário.


Palavras-chave


Atividade física; Educação Física; Escola; Adolescentes.

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