RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DE JOVENS ALUNOS

Victor Hugo Nedel Oliveira, Maria Eduarda Figueiredo Canabarro de Oliveira

Resumo


As religiões afro-brasileiras são muito importantes na história do nosso país, pois lembram os momentos de escravidão. Essas religiões vieram para o Brasil junto com os negros que foram escravizados, tornando-se muito parecida com o catolicismo, pois muitos dos santos das religiões afro-brasileiras se encontram no catolicismo como o São Jorge, conhecido como Ogum. Esta é uma pesquisa que tem como objetivo principal analisar as percepções dos alunos da turma 81 do Colégio de Aplicação da UFRGS sobre as religiões afro-brasileiras. A pergunta principal da investigação foi: o que os alunos da turma 81 pensam sobre as Religiões afro-brasileiras? Para atingir os objetivos propostos, foi realizada a aplicação de um questionário, contendo imagens sobre as religiões afro-brasileiras e solicitando a primeira palavra que vinha à mente dos entrevistados; leitura de livros e artigos científicos do Google Acadêmico sobre a cultura afro-brasileira. Pesquisar sobre religião afro-brasileira é importante, pois há muito em comum com o catolicismo, tornando ela bem interessante de se pesquisar. Os resultados obtidos com a pesquisa revelaram que na imagem de todos os santos juntos, a palavra que mais apareceu foi orixás. Na imagem de uma oferenda, a palavra que mais apareceu foi oferenda. Na imagem de um ritual, a palavra que mais apareceu foi ritual. Na imagem de pessoas caracterizadas, a palavra que mais apareceu foi dança. Na imagem do tambor, a palavra que mais apareceu foi tambor. Posso concluir, então, que ainda alguns entrevistados poucos conhecem as religiões afro-brasileiras, mas que já tem um pouco mais de noção sobre estas. Este é um assunto que ainda deve ser trabalhado para que as dúvidas que ainda possam existir sejam sanadas.

Palavras-chave


Religiões Afro-brasileiras; Escola; Alunos

Texto completo:

PDF

Referências


HOUAISS, Antônio. Enciclopédia mirador internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1995.

LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora africana. São Paulo: Editora afiliada, 2004.

PRADI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo. São Paulo, 46, 52-67, junho/agosto 2000.

SANTOS, Erisvaldo dos. A educação e as religiões de matriz africana: motivos da intolerância. Reunião ANPED, Minas Gerais, 21, 1-17,

SOUZA, Laura Oliveri Carneiro. Quilombos, identidade e história. Nova Fronteira, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.