Quando a loucura nos redime: a experiência leitora na interface entre Literatura e Psicologia em um clube de leitura literária
Palavras-chave:
Clube de leitura, Extensão universitária, Leitura literária, Literatura, Psicologia.Resumo
Apresentamos relato de experiência de graduanda de Psicologia atuando como extensionista no projeto de extensão "Fragata: itinerâncias literárias", desenvolvido em parceria entre o Colégio de Aplicação da UFRJ e mais quatro escolas públicas do Rio de Janeiro. Com a fundação de um clube de leitura literária, estudantes do Ensino Médio reúnem-se semanalmente em encontros internos em suas escolas e, uma vez por mês, todas as escolas participantes do projeto se encontram para uma grande roda de leitura de “itinerância”. Trazemos breve discussão teórica na interface entre Psicologia e Literatura, o desenho do projeto, metodologia de trabalho, objetivos e o relato das experiências da aluna no 2º semestre de 2018 em torno do eixo temático “loucura”, ressaltando a importância da sua participação na ação de extensão como uma valiosa contribuição para a sua formação como futura psicóloga.Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos de aprendiz. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BIRMAN, Joel. Criatividade e sublimação em psicanálise. In: Psicologia clínica. v. 20, n .1, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652008000100001. Acesso em: 19 mar. 2019
BUENDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19, Jan-abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011.
CAMPOS, Paulo Mendes. O amor acaba. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CARROLL, Lewis. As aventuras de Alice no país das maravilhas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.
CARVALHO, Campos de. A lua vem da Ásia. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. FREIRE, José Célio. Literatura e psicologia: a constituição subjetiva por meio da leitura como experiência. Arquivos Brasileiros de Psicologia. v. 60, n. 2, p. 2-9, 2008. Disponível em: http://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/210/179. Acesso em: 30 dez. 2018.
CORALINA, Cora. Vintém de cobre. São Paulo: Global, 2013.
GARCÍA-MARQUEZ, Gabriel. Doze contos peregrinos. São Paulo: Record, 1992.
JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.
LEMINSKI, Paulo. Catatau. Curitiba: Travessa dos Editores, 2004.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2009.
PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Record, 2014.
SEMOG, Éle. Guarda pra mim. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2010.