O ESPAÇO FÍSICO DA PERSPECTIVE ACTIONNELLE: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO – UFSC

Autores

  • Walter Dias da Costa Filho UFSC
  • Fabrício Leal Cogo UFSC
  • Clarissa Laus Pereira Oliveira UFSC

Palavras-chave:

arquitetura escolar, perspective Actionnelle, Colégio de Aplicação UFSC

Resumo

O presente artigo estuda a relação do espaço físico arquitetônico da sala de aula destinada ao ensino de francês do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e a perspective Actionnelle do ensino de francês como língua estrangeira. Para tal análise uma atividade/experimento foi aplicada durante o processo de estágio supervisionado obrigatório da Licenciatura em Letras – Francês, dos acadêmicos Fabrício Leal Cogo e Walter Dias da Costa Filho, sob a orientação e a supervisão das profas. Dras. Clarissa Laus Pereira Oliveira e Narceli Piucco. A análise do espaço físico da sala de aula é feita a partir das diretrizes de um dos documentos do FUNDESCOLA – Espaços educativos. Ensino fundamental. Subsídios para elaboração de projetos e de adequações de edificações escolares – e as experiências que a perspective Actionnelle compreendem no ensino do francês como língua estrangeira.

Biografia do Autor

Clarissa Laus Pereira Oliveira, UFSC

Metodologia do Ensino do Francês

Referências

BONENFANT, Joëlle; HIMBER, Céline; POLETTI, Marie-Laure. Adosphère2 : méthode de français : A1-A2 : guide pédagogique. Paris : Hachette Français Langue Étrangère, 2011.

CORTEZ, Rogério Vieira; SILVA, Mário Braga. Espaços educativos. Ensino fundamental. Subsídios para elaboração de projetos e Adequação de edificações escolares. Coordenação geral José Maria de Araújo Souza. Brasília: FUNDESCOLA/MEC, 2002.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LUCE, Maurício Seibel. O ensino de língua estrangeira por tarefas: um projeto com críticas de filmes. 2009. 185 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/21488/000736727.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2018.

WAISELFISZ, Jacobo. Tamanho da escola, ambientes escolares e qualidade de ensino. Brasília: FUNDESCOLA/MEC, 2000.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS