CARACTERIZAÇÃO DE UM PROJETO DE CINOTERAPIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Luana Zimmer Sarzi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Gomes Camargo Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Cinoterapia. Educação. Linguagem verbal.

Resumo

A terapia mediada por cães, nomeada Cinoterapia ainda é pouco explorada no que se refere ao contexto educacional. Porém são evidentes os benefícios que o cão pode proporcionar ao ser humano, em diferentes espaços em que este animal atua como mediador das atividades (MARTINS, 2006). Com o intuito de abranger o contexto escolar desenvolve-se desde 2015 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – CA/UFSC o projeto intitulado Proposta de atividades mediadas por animais no Colégio de Aplicação a partir da Cinoterapia, com o objetivo de ofertar e pesquisar os benefícios de atividades mediadas por cães, voltadas para estudantes que apresentam alteração de fala e/ou dificuldades/distúrbios de aprendizagem em leitura e escrita. Foram desenvolvidas ao longo de 2016 e 2017 atividades mediadas por cães, para um grupo de em torno de 10 estudantes, com idade entre 6 e 10 anos, que apresentavam estas características, visando desenvolver habilidades e aprendizagens para a minimização destas dificuldades. Ao final de cada encontro, os estudantes realizavam avaliação das atividades a partir de desenhos padrões que indicavam se a atividade estava totalmente boa, parcialmente boa ou ruim. Estas avaliações foram abordadas neste trabalho de forma quanti-qualitativa e os dados foram interpretados com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Percebeu-se, ao final da análise das avaliações que grande parte dos estudantes consideram as atividades totalmente boas nos dias em que o cão estava presente, o que demonstra a significação das atividades desenvolvidas a partir da intervenção cão como principal mediador da aprendizagem.

Referências

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Publicado

2020-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS