Sala de aula e pesquisa: práticas de um grupo de professoras dos anos iniciais

Joseane Pinto Arruda, Adriana da Costa, Silvia Maria Martins

Resumo


O propósito deste artigo é apresentar e discutir como um grupo de professoras dos anos iniciais vem pensando e propondo pesquisa em sala de aula. Trata-se do grupo denominado Saberes e Práticas Escolares do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, que vem embasando suas questões na perspectiva dos Projetos de Trabalho, discutida por Hernàndez (1998). Tal perspectiva de estudo tem provocado algumas práticas de se pensar a pesquisa com as crianças, ainda que de modo iniciante. A partir dessas práticas se percebe que os projetos de trabalho se constituem como um dos dispositivos potentes para provocar e colocar em movimento alguma renovação no ensino e na aprendizagem, no que diz respeito à iniciação científica. O que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, parece reconhecer a forte relação e articulação entre projetos de trabalho e uma educação científica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALDERSON, P. As crianças como pesquisadoras; os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educação e Sociedade. [online] 2005. vol. 26, n. 91, p. 419-442, Maio/Ago. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 18/06/2013.

ARRUDA, J. P. de. Professora, vale nota? Portfólio, trabalho pedagógico e processos de avaliação nos anos iniciais. In: LAFFIN, Maria Hermínia L. F. (org.) Crianças, jovens e adultos: diferentes processos e mediações escolares. Florianópolis, Letras Contemporâneas, 2008, p. 21-32.

BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2000.

CORSARO, W. The Sociology of childhood. California: Pine Forge. 2007.

FREIRE, M. O que é um grupo? In: GROSSI, E. P; BORDIN, J. (org.). Paixão de Aprender. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992, p. 59-68.

HERNÀNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. J. H. Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

UNITED NATIONS. Convention on the Rights of the Child. Genebra: ONU, 1989.

VILLAS BOAS, B. M. de F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.