Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de URLs no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.

Diretrizes para Autores

Estudantes de graduação devem submeter os textos na Seção Estudos. Pessoas com a graduação completa, pós-graduandas e outros, devem submeter na Seção Artigos

Para a seção Artigos (Faça o download do Template aqui) os textos deverão ter entre 14 e 20 páginas (incluindo citações, referências, imagens e tabelas), formato A4, digitados em Word for Windows (doc, docx ou rtf), fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, margens 2,5.

As imagens e tabelas, além de vir no corpo do texto, deverão ser enviadas separadamente. As imagens e tabelas deverão estar devidamente referenciadas, exemplo: na parte de cima “imagem 01: *nomear*”, embaixo da imagem referência “acervo do autor(a)”. No máximo 08 imagens e/ou tabelas.

A/o autora/or poderá indicar fonte/s de financiamento da pesquisa em uma nota de rodapé, utilizando o símbolo “*” no título do trabalho. O título do trabalho deve ser centralizado, em letra minúscula e em negrito.

Os artigos deverão ser iniciados por um Resumo entre 200 e 250 palavras, com cinco Palavras-chave. Deve seguir a mesma regra para a língua estrangeira que decidir colocar no resumo e palavras-chave (inglês ou espanhol).

Dividir introdução, desenvolvimento (subtítulos da sua escolha) e considerações finais. Esses subtítulos devem estar em tamanho 12, à esquerda, negrito.

As transcrições/citações no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples deverão ser utilizadas quando a/o autora/or indicar destaque em seu próprio texto. As transcrições/citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 11.

As referências devem estar no corpo do texto, por exemplo, Segundo Collins (2020, p. 67) ou (Collins, 2020, p. 67), tanto nas citações diretas como indiretas.

Utilizar as notas de rodapé para discussão ou alguma referenciação que não vá no corpo do texto, ou seja, que não seja referência bibliográfica, como explicativas/tradução, numeradas. Também podem ser utilizadas como notas de tradução: quando nas citações diretas ou indiretas se tratarem de um trecho em outra língua diferente daquela em que o texto está escrito, deve-se manter a citação no original e apontar uma tradução em nota de rodapé. Sendo essas em tamanho 10, espaçamento simples. Não incluir nota de rodapé em títulos, subtítulos, resumos, tabelas e gráficos do artigo, sendo as únicas exceções a nota de autoria e financiamento de pesquisa, como indicado no início deste documento.

  Itálico para palavras estrangeiras, neologismos.

 As fontes utilizadas no artigo devem vir separadas e antes das referências bibliográficas no final do texto, listadas por ordem alfabética.

A formatação das referências bibliográficas deve seguir o padrão ABNT, sendo fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,0 e alinhamento à esquerda, sendo separadas entre si por um espaço em branco. Adotamos o uso de itálico para as expressões In e et al. e para os títulos referenciados, como propõe a NBR 10520/2023.

Livros com apenas um autor

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação da obra.

Livro com até três autores

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora: ano de publicação.

Livro com mais de três autores:

SOBRENOME, Nome et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.

Livro com autor desconhecido

TÍTULO DO LIVRO, Local: Editora, ano.

Exemplo:

A MULA SEM CABEÇA. Florianópolis: Editora X, 2020.

Referência da Constituição Federal ou Estadual

LOCAL. Título (ano). Descrição. Local do órgão constituinte, ano de publicação.

Exemplo:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

Legislação comum

Brasil. Lei nº XX.XXX, de dia de mês de ANO. Função da Lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do Diário.

Exemplo:

BRASIL, Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995. Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 01, n. 55, 1995.

Artigo de periódico ou revista

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, número do volume, páginas inicial-final, mês e ano.

Artigo em um evento

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO, Nº do evento, ano de realização, local (cidade de realização). Título do documento (anais, resumos).

Referência de monografia, dissertação ou tese

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

Obras coletivas ou de autoria de entidades

AUTOR, Nome do. Entidade. Título. Local, ano.

Exemplo:

SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.

 

Para a seção Estudos (Faça o download do template aqui), os textos deverão ter entre 08 e 12 páginas (incluindo citações, referências, imagens e tabelas), formato A4, digitados em Word for Windows (doc, docx ou rtf), fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, margens 2,5.

 As imagens e tabelas, além de vir no corpo do texto, deverão ser enviadas separadamente. As imagens e tabelas deverão estar devidamente referenciadas, exemplo: na parte de cima “imagem 01: *nomear*”, embaixo da imagem referência “acervo do autor(a)”. No máximo 06 imagens e/ou tabelas.

A/o autora/or poderá indicar fonte/s de financiamento da pesquisa em uma nota de rodapé, utilizando o símbolo “*” no título do trabalho. O título do trabalho deve ser centralizado, em letra minúscula e em negrito.

Os textos deverão ser iniciados por um Resumo de até 100 palavras, com três Palavras-chave. Deve seguir a mesma regra para a língua estrangeira que decidir colocar no resumo e palavras-chave (inglês ou espanhol).

Dividir introdução, desenvolvimento (subtítulos da sua escolha) e considerações finais. Esses subtítulos devem estar em tamanho 12, à esquerda, negrito.

As transcrições/citações no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples deverão ser utilizadas quando a/o autora/or indicar destaque em seu próprio texto. As transcrições/citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 11.

As referências devem estar no corpo do texto, por exemplo, Segundo Collins (2020, p. 67) ou (Collins, 2020, p. 67), tanto nas citações diretas como indiretas.

            Utilizar as notas de rodapé para discussão ou alguma referenciação que não vá no corpo do texto, ou seja, que não seja referência bibliográfica, como explicativas/tradução, numeradas. Também podem ser utilizadas como notas de tradução: quando nas citações diretas ou indiretas se tratarem de um trecho em outra língua diferente daquela em que o texto está escrito, deve-se manter a citação no original e apontar uma tradução em nota de rodapé. Sendo essas em tamanho 10, espaçamento simples. Não incluir nota de rodapé em títulos, subtítulos, resumos, tabelas e gráficos do artigo, sendo as únicas exceções a nota de autoria e financiamento de pesquisa, como indicado no início deste documento.

            Itálico para palavras estrangeiras, neologismos.

            As fontes utilizadas no artigo devem vir separadas das referências bibliográficas no final do texto, listadas por ordem alfabética.

A formatação das referências bibliográficas deve seguir o padrão ABNT, sendo fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,0 e alinhamento à esquerda, sendo separadas entre si por um espaço em branco. Adotamos o uso de itálico para as expressões In e et al. e para os títulos referenciados, como propõe a NBR 10520/2023 e como evidenciado nas normas para os Artigos. 

Para a seção Resenhas (Faça o download do template aqui), os textos deverão ter entre 04 e 06 páginas (incluindo citações e referências), formato A4, digitados em Word for Windows (doc, docx ou rtf), fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, margens 2,5.

 O título do trabalho deve ser centralizado, em letra minúscula, em negrito, e diferente do título do livro resenhado.

Devem possuir síntese do assunto tratado e informações sobre a autora ou autores do livro. Além de possuir inserção e posição do trabalho nas discussões contemporâneas sobre o tema, assim como, perspectivas críticas sobre o trabalho (pontos positivos e negativos, aspectos que poderiam ser mais explorados, aspectos inovadores e importantes do trabalho).

Os livros resenhados devem ter relação com o escopo desta revista: últimos quatro anos para publicações no exterior e dois anos para publicação nacional ou resultante de tradução no Brasil.

As transcrições/citações no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples deverão ser utilizadas quando a/o autora/or indicar destaque em seu próprio texto.

As referências devem estar no corpo do texto, por exemplo, Segundo Collins (2020, p. 67) ou (Collins, 2020, p. 67), tanto nas citações diretas como indiretas.

            Utilizar as notas de rodapé para discussão ou alguma referenciação que não vá no corpo do texto, ou seja, que não seja referência bibliográfica, como explicativas/tradução, numeradas. Também podem ser utilizadas como notas de tradução: quando nas citações diretas ou indiretas se tratarem de um trecho em outra língua diferente daquela em que o texto está escrito, deve-se manter a citação no original e apontar uma tradução em nota de rodapé. Sendo essas em tamanho 10, espaçamento simples. Não incluir nota de rodapé em títulos, subtítulos, resumos, tabelas e gráficos do artigo.

            Itálico para palavras estrangeiras, neologismos.

 A formatação das referências bibliográficas deve seguir o padrão ABNT, sendo fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,0 e alinhamento à esquerda, sendo separadas entre si por um espaço em branco. Adotamos o uso de itálico para as expressões In e et al. e para os títulos referenciados, como propõe a NBR 10520/2023. Seguir as mesmas normas evidenciadas na seção Artigos. 

 

In Memoriam

Nesta seção podem ser publicados textos que homenageiam pesquisadores e professores de história de Santa Catarina ou pessoas que contribuiram significativamente para a preservação da memória e a historiografia do estado.

Materiais Didáticos de História de Santa Catarina

Esta seção foi criada para a publicação de materiais didáticos relativos à história de Santa Catarina, de forma a disponibilizá-los para professoras e professores e estudantes, do ensino fundamental, médio e superior. Estes materiais serão avaliados pela comissão editorial da revista, e se aprovados serão publicados. Ao submeter o material as/os autoras/es estão dando permissão para a publicação pela atribuição CC BY-NC-SA .

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