Sobre a Revista

A Revista Santa Catarina em História (RSCH), mediada por estudantes da pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela coordenadora editorial, professora Dra. Cristina Scheibe Wolff, surgiu na intenção de estimular a produção acadêmica de estudantes da graduação de História da UFSC. O primeiro número, publicado em 2008 em formato de Dossiê, divulgou artigos produzidos por estudantes da Disciplina de História de Santa Catarina e foi nessa esteira que os demais números foram e seguem sendo publicados. 

A idéia é possibilitar assim, aos e às estudantes, o conhecimento e domínio sobre todo o processo editorial de uma revista acadêmica, o estímulo à produção de conhecimento inédito sobre a História de Santa Catarina. Ao mesmo tempo pretende-se oferecer à comunidade o acesso livre ao conhecimento produzido e a textos que poderão ser utilizados como material de pesquisa e material didático no ensino de História de Santa Catarina nos níveis fundamental e médio, bem como nos cursos superiores de História, Pedagogia, Economia, Geografia entre outros. Além disso, estimulamos a submissão de textos oriundos de pesquisas de pós-graduação em andamento, desde que apresentem qualidade acadêmica. 

Dessa forma, publicamos artigos, estudos e resenhas que perpassam diferentes temáticas: migração; ditadura civil-militar; trabalho; gênero; interseccionalidade; política; índigenas; ambientais; historiografia etc., todos com foco no estado de Santa Catarina. 

Composição da Revista 

Atualmente, a RSCH recebe artigos, estudos e resenhas em fluxo contínuo. Todos os materiais submetidos na revista passam por avaliação por pares ad hoc, buscando a ética e integridade do processo editorial. 

Os Artigos podem ser submetidos por pessoas com graduação completa. Devem conter análises de resultados de estudos empíricos ou poderão abordar questões teóricas e metodológicas. 

Os Estudos podem ser submetidos por graduandos/as, seguindo os mesmos critérios dos Artigos. 

As resenhas pretendem divulgar comentários críticos, sobre obras relevantes com abordagem em Santa Catarina, publicadas no Brasil nos últimos dois anos ou no exterior nos últimos quatro anos. 

 

Avaliação Inicial 

Primeiramente, os textos passam por uma avaliação preliminar realizada pela equipe editorial para verificar se a submissão atende às normas da Revista (que podem ser acessadas aqui: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sceh/about/submissions). Nesta etapa, se os trabalhos não atenderem às normas são rejeitados e os/as autores/as orientados/as a fazer as correções necessárias e realizar nova submissão.

Se forem aceitos, os trabalhos são enviados para avaliadores ad hoc

A RSCH realiza avaliação “duplo-cega”, ou seja, nem o nome da autora (ou autoras), nem o nome das avaliadoras são revelados umas às outras.

Depois de realizadas as modificações indicadas por pareceristas, os artigos são enviados às editoras da RSCH para serem publicados. 

Direitos Autorais

Autores/as de artigos, estudos e resenhas publicados pela RSCH mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

A Revista Santa Catarina em História está sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

A licença permite: Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.

ISSN: 1984-3968

Contatos e Mídias Sociais