Análise sobre a construção da autonomia do indivíduo portador de TEA através da série Atypical

Autores

  • Felipe Esmanhotto da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gisela Mantelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ian Norberto Sena da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thuany Cardoso Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender o processo de construção da autonomia do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) leve. Através dele, buscou-se descrever como a relação paciente-terapeuta auxilia no processo de autonomiado indivíduo portador do Transtorno do Espectro Autista; identificar de que modo a relação familiar influencia no desenvolvimento e na autonomia desse sujeito e descrever a forma como a pessoa com TEA pode buscar desenvolver sua autonomia. A partir disso, foi realizada uma observação da série de comédia dramática norte-americana “Atypical” e definidas três categorias de comportamento: relação paciente-terapeuta, busca pela autonomia e suporte familiar, relacionando cinco cenas selecionadas com o desenvolvimento da autonomia do indivíduo com TEA e o contexto que abarca esse processo. Nesse sentido, concluiu-se,que a relação paciente-terapeuta e o suporte familiar constituem importantes bases para a construção da autonomia do indivíduo com TEA, bem como outros ambientes que compõem o seu contexto. Ademais, foi possível verificar que a pessoa com TEA é capaz de conquistar certo nível de autonomia, que varia de acordo com o grau diagnosticado e características específicas de cada um.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; autonomia; suporte familiar; relação paciente-terapeuta.

Biografia do Autor

Felipe Esmanhotto da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Gisela Mantelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Ian Norberto Sena da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

Thuany Cardoso Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia

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Publicado

2021-11-03